EnglishEspañolPortuguês

Morre Jambi

4 de agosto de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Morre Jambi

Postado em 28/07/2015
Jambi
www.milenio.com

O Zoológico de Chapultepec, na capital mexicana, anunciou no dia 23, em nota à imprensa, a morte do orangotango Jambi, que, junto com seu irmão Toto, vivia há mais de 24 anos no zoo. Recentemente lhes foi negada sua transferência ao Santuário de Grandes Primatas de Sorocaba, afiliado ao projeto GAP.
A Diretora do Projeto GAP do México, Paulina Bermudez, convocou no domingo dia 26 um ato público em frente ao Zoológico, em protesto pela morte prematura de Jambi, nascido em 1990, e que vivia em estado depressivo pelas condições desumanas do recinto que compartilhava com seu irmão Toto, um ano mais novo.
Há vários meses o GAP do México iniciou uma campanha pela transferência de ambos orangotangos para o Santuário no Brasil. A campanha teve a participação, durante duas semanas, do diretor do Projeto GAP da Espanha, Pedro Pozas Terrado, que se juntou ao pedido do GAP do México pela sua transferência. Ambos os irmãos estavam em um recinto onde não tinham acesso a luz solar, sem possibilidades de exercitar-se.
A morte, segundo o Zoológico, se deve talvez a uma pancreatites, porém só o laudo da necrópsia se aproximará da verdadeira razão da sua morte.
Ambos irmãos nasceram no Zoológico no ano de 1990 e 1991, filhos do pai Godi, que era uma espécie de Bornéo e da mãe Leia, de Sumatra, ambos já falecidos.
A campanha do GAP do México chegou a reunir 100.000 assinaturas solicitando a libertação dos dois orangotangos infelizes e seu envio ao Brasil, porém o diretor do Zoológico, Artur Rivera, negou totalmente seu resgate, considerando que estavam em um recinto apropriado.
A morte do primeiro orangotango já sinaliza a possível morte do seu irmão, em um futuro imediato, se Toto não for resgatado daquele Zoológico da morte.
Pedro A. Ynterian
Presidente, Projeto GAP Internacional

Você viu?

Ir para o topo