EnglishEspañolPortuguês

Pesquisas mostram que vacas são seres muito inteligentes, sociáveis e que amam música

2 de agosto de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Foto: Mercy For Animals/Reprodução
Foto: Mercy For Animals/Reprodução

Cada vez mais pesquisas demonstram que os outros animais são similares aos seres humanos de maneiras que nem imaginávamos. Eles são seres inteligentes e sociáveis e costumam desenvolver fortes laços afetivos com seus colegas e familiares. Principalmente, eles demonstram um evidente desejo de evitar a dor e o sofrimento. As informações são da ONG Mercy for Animals.
Uma publicação recente do site ABC online demonstrou que reconhecemos cada vez mais a inteligência das vacas. “O ser humano essencialmente criou essa espécie por meio da domesticação e da reprodução seletiva. Apesar da nossa relação de longa data com o gado, ele permanece um pouco misterioso. No entanto, nossa compreensão sobre da cognição desses animais está crescendo.”
Atualmente, nós já compreendemos que as vacas vivem inseridas em hierarquias sociais complexas, que possuem habilidades espaciais excelentes e até que amam música. (O gosto das vacas por música está retratado em centenas de vídeos disponíveis na internet, em que os animais são vistos claramente apreciando o som de instrumentos musicais.)
Algumas descobertas sobre esses animais são realmente surpreendentes. Por exemplo, as vacas se beneficiam imensamente do convívio com os outros indivíduos do rebanho, demonstrando melhores habilidades cognitivas quando convivem com outras vacas. Da mesma forma, a maneira como os bezerros são criados pode influenciar seu estilo de aprendizagem.
Apesar das evidências flagrantes da inteligência dos animais de criação, bilhões de animais são rotineiramente torturados e mortos em nome do consumo humano. Esses seres vivos são tratados de uma maneira que seria punível por lei, se a vítima das atrocidades fosse um cão ou gato.
Tornar o mundo um lugar mais digno e generoso para com os animais depende necessariamente da adoção de uma dieta livre de crueldade, daí a importância do veganismo e da conscientização sobre os abusos vividos pelas vacas e outros animais nas fazendas de criação.

Você viu?

Ir para o topo