EnglishEspañolPortuguês

Ativista resgata cachorro com cabeça coberta de larvas no AC

25 de julho de 2015
3 min. de leitura
A-
A+

Cachorro foi resgatado com ferimento na cabeça coberto de larvas em Rio Branco (Foto: Maura Akino/Arquivo Pessoal)
Cachorro foi resgatado com ferimento na cabeça coberto de larvas em Rio Branco (Foto: Maura Akino/Arquivo Pessoal)

A protetora de animais Maura Akino recebeu um pedido de socorro em sua página no Facebook para fazer o resgate de um cachorro abandonado com um ferimento na cabeça que estava coberto de larvas. De acordo com Maura, o resgate foi realizado na noite de quinta-feira (23), no bairro Castelo Branco, na capital. Somente ao chegar no local é que ela teve conhecimento da situação precária em que o animal se encontrava. Ela conta que ele sentia muita dor e, por isso, estava agressivo e não deixava que ela se aproximasse.
“Ele estava com muita dor, andava desnorteado, desequilibrado, caindo e balançando a cabeça. Eu não desisto das coisas e a situação dele era muito precária. Fiquei de campana várias horas, seguindo ele até determinados locais, até que ele cansou e consegui pegá-lo”, relatou.
Ainda segundo Maura, inicialmente foi preciso ganhar a confiança do animal para que em seguida pudesse manuseá-lo e realizar os procedimentos necessários antes de encaminhá-lo para uma clínica.
“A pessoa precisa saber a forma certa de pegar o animal, pois pode acabar sendo mordido. É necessário o mínimo de técnica possível para lidar com uma situação como essa. Esse é um momento em que o animal está frágil e uma atitude mais brusca que a pessoa tome, pode levar o animal a uma parada respiratória ou cardíaca”, explicou.
Segundo veterinário, cachorro resgatado está estável e continua em tratamento (Foto: Maura Akino/Arquivo Pessoal)
Segundo veterinário, cachorro resgatado está estável e continua em tratamento (Foto: Maura Akino/Arquivo Pessoal)

A protetora destaca a necessidade do preparo psicológico e diz que ainda está abalada com a situação em que o animal foi encontrado. Após os procedimentos iniciais feitos durante o resgate, Maura encaminhou o cachorro para uma clínica da capital. Ela explica que o tratamento será longo e que precisa de ajuda financeira.
“A pessoa precisa estar preparada psicologicamente, pois não é uma situação fácil, chega a ser constrangedora. Eu mesma ainda estou abalada com tudo isso, com a precariedade em que o animal foi encontrado. O tratamento será longo e caríssimo, o caso era grave. As pessoas que quiserem ajudar podem entrar em contato comigo pelo Facebook. Sou uma pessoa comum, não tenho parceria com nenhuma clínica e toda ajuda é bem vinda. Além deste cachorro, tenho em meu abrigo outros 58 animais que também precisam de ajuda”, salientou.
Situação é estável, diz veterinário
De acordo com o veterinário Oarde Bartolomeu, que atendeu o caso, o animal ainda está debilitado por conta do tempo que ficou com o ferimento. Ele destaca que a situação do cachorro é estável e que nesse momento seguem aplicando antibióticos e anti-inflamatórios. O veterinário explica ainda que a ferida pode ter surgido após uma briga com outro animal.
“A ferida já está limpa, mas como é muito grande teremos que tratá-la aberta, só depois de ficar limpando, trocando curativos e aplicando remédios é que poderemos analisar o local para ver se fazemos algum procedimento. Existe a possibilidade de nem precisar fazer uma intervenção cirúrgica. A situação é estável e vamos fazer um hemograma para ver se há algo mais. Essa ferida pode ter surgido de várias causas, como mordida de outro animal ou alguém pode ter batido nele e depois a mosca colocou a larva no machucado”, salientou.
Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo