EnglishEspañolPortuguês

Leão reage contra treinador durante apresentação circense no País de Gales

29 de julho de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Mais um grave incidente envolvendo animais explorados em circos ocorreu esse mês, não obstante os permanentes alertas de entidades defensoras de animais quanto aos perigos da prática. Após a queda de um elefante em um circo em Belarus, foi a vez do público no País de Gales presenciar uma situação perigosa, dessa vez com um leão, segundo informações da organização Born Free.
Na gravação divulgada esse mês, um dos leões explorados pelo circo galês desfere um poderoso golpe contra seu treinador, Thomas Chipperfield, durante uma apresentação. Chipperfield é surpreendido pelo ataque e recua para trás, enquanto o animal desce do pedestal e se afasta do conturbado treinador, que logo recobra a compostura.
O diretor do circo afirmou em pronunciamento que tais incidentes “acontecem o tempo todo” e que não são preocupantes. A Fundação Born Free exigiu ação imediata para proteger esses animais e também as pessoas do perigo.
Segundo o CEO da Fundação, Adam Roberts, “está evidente que esse incidente podia ter terminado de maneira muito diferente se o leão não tivesse escolhido se afastar do treinador. Saber que tais incidentes acontecem o tempo todo não é nem um pouco tranquilizador, na verdade, só aumenta nossa preocupação de que indícios claros estão sendo ignorados. Leões e tigres são animais selvagens, imprevisíveis, que podem causar ferimentos letais em pessoas que se aproximam demais deles. Está na hora de essas apresentações serem proibidas, pelo bem dos animais e das pessoas.”
Em 2013, uma menina foi morta em um zoológico particular nos Estados Unidos, depois de ser atingida pela pata de um leão. O forte golpe quebrou seu pescoço e acredita-se que a garotinha morreu instantaneamente.
O circo onde o vídeo foi gravado abriu há duas semanas. Anunciado como “circo de felinos”, o estabelecimento suscitou muitas críticas da Fundação Born Free e de outras instituições, que exigem o fim da exploração de animais selvagens para fim de entretenimento.
Nota da Redação: Qualquer circo que tem animais os maltrata. Os animais são forçados a interagir e passam por treinamentos exaustivos e cruéis.  Ainda que tenha jaulas grandes, cuidados veterinários e a melhor alimentação. Animais usados em circos são privados de viver na natureza, seu habitat, são forçados a realizar movimentos que não estão acostumados e não necessitam fazer, ficam longe de suas famílias e do convívio com outros de sua espécie, perdem a autonomia e liberdade, pois dependem de cuidados humanos, entre tantos outros pontos problemáticos dessa exploração que precisa ter fim. 
 

Você viu?

Ir para o topo