EnglishEspañolPortuguês

Cães idosos precisam de cuidados especiais

29 de julho de 2015
1 min. de leitura
A-
A+

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O tempo passa e a velhice também chega para os cães. E quando o animal fica velhinho, merece cuidados especiais. Com certa idade, os problemas começam a aparecer para eles assim como para as pessoas idosas.
Para considerar o cão idoso vai depender do seu tamanho. Os cachorros de raças menores geralmente envelhecem mais devagar, devido ao seu metabolismo. Entre 9 anos a 13 anos, já podem ser considerados idosos. Já os cães de grande porte envelhecem dos 6 anos aos 9 anos. A idade média considerada para a terceira idade canina, em geral, é aos 7 anos.
Alteração cardíaca, problemas ortopédicos, insuficiência renal e disfunção cognitiva são doenças que cachorro pode enfrentar com a chegada da terceira idade.
Além dos problemas de saúde, o comportamento do animal tende a mudar também. É preciso ficar de olho e perceber essas mudanças para ajudar o seu cãozinho com as suas reais necessidades.
Quando idosos, os animais precisam visitar com maior frequência o veterinário. Agendar um consulta com um veterinário de confiança é fundamental, para que ele diagnostique e acompanhe o envelhecimento do seu animal.
Encontre atividades que estimule o cão a não ficar parado, respeitando, é claro, os limites do seu velhinho. Caminhadas em horários frescos são ideais para exercitar e deixá-lo mais feliz. É preciso cuidar também da alimentação do seu animal.
Hoje existem rações adaptadas à necessidade nutricional do cão com maturidade, para que haja reposição adequada de vitaminas e nutrientes.
Fonte: Comércio do Jahu

Você viu?

Ir para o topo