EnglishEspañolPortuguês

Orca encalhada é libertada graças a ajuda de voluntários

28 de julho de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Foto: CBC
Foto: CBC

Uma orca que estava encalhada em rochas na Costa Norte de British Columbia (Canadá) foi mantida viva durante oito horas até ser libertada, graças a uma dedicada equipe de pesquisadores e voluntários. As informações são da CBC News.
“Ela chorava o tempo todo, o que nos comovia. Mas, conforme a maré subiu novamente, apladimos quando ela finalmente conseguiu se libertar”, disse o grupo The Cetacean Lab em um post no Facebook.
Foto: CBC
Foto: CBC

Na manhã da última quarta-feira, o grupo recebeu uma ligação de um colega sobre a orca, que havia ficado presa em algumas pedras na maré baixa.
“Nós decidimos que a melhor coisa a fazer seria mantê-la calma, e para isso deveríamos jogar água sobre ela. Também usamos cobertores e lençóis para protegê-la do sol”, conta Hermann Meuter, co-fundador do Cetacean Lab.
Foto: CBC
Foto: CBC

“Era a única coisa que podíamos fazer”.
Meuter disse que ele podia observar uma mudança no comportamento da orca conforme eles começaram a ajudá-la.
“No início ela ficou estressada, o que era possível de se notar porque sua respiração estava um pouco mais acelerada. Porém, depois de 15 a 20 minutos, ela começou a se acalmar. Eu acho que ela percebeu que estávamos lá para ajudá-la”, explica Meuter.
Foto: CBC
Foto: CBC

Por volta das 4 da tarde, iniciou-se a elevação da maré e a orca foi capaz de começar a se soltar.
No entanto, não foi algo fácil. Meuter relata que ela levou cerca de 45 minutos para arranjar a melhor maneira de se desprender das pedras.
Quando saiu nadando, ela rapidamente reuniu-se com o seu grupo, que estava nas proximidades.
Metuer informou que membros das organizações World Wildlife Fund e Git G’at Guardians, de Hartley Bay, também estiveram no local para ajudar a libertar o animal.
“Nós todos nos importamos com esta orca e nos consideramos afortunados por podermos estar lá para dar-lhe uma nova chance”, disse ele.
Foto: CBC
Foto: CBC

Confira o vídeo abaixo:

Você viu?

Ir para o topo