EnglishEspañolPortuguês

Comemoração e conscientização no dia Mundial do Tigre

26 de julho de 2015
3 min. de leitura
A-
A+

Por Loren Claire (da Redação)

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Dia 29 de Julho será celebrado em todo o mundo o Dia Internacional do Tigre. Em Barcelona, a ONG FAADA celebrou esta data antecipadamente, dia 19 de Julho. Um domingo inteiro foi dedicado a informar as pessoas sobre a necessidade de proteger os maiores felinos do mundo, que se encontram gravemente ameaçados de extinção. Durante os últimos 100 anos, cerca de 97% dos tigres selvagens que habitavam o planeta foram exterminados e a estimativa é que apenas 3.200 exemplares se encontrem em liberdade.
As 6 subespécies de tigres que existem atualmente estão incluídas na lista de espécies em perigo de extinção da UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza). Mais uma razão para que a ONG FAADA – no marco da sua campanha sobre Turismo Responsável com os Animais – organizasse este evento para famílias no Parque da Ciutadella em Barcelona: para informar, educar e sensibilizar de maneira lúdica as novas gerações.
A Fundação realizou diversos workshops lúdicos – educativos, espetáculos teatrais, sessões com contadores de histórias e pinturas faciais onde os participantes puderam aprender sobre os tigres, seu habitat, seus hábitos, sua situação, como e onde vivem. Um dos workshops mais divertidos foi direcionado aos jovens, onde aprenderam a desenhar e a inventar histórias com tigres como protagonistas.
A caça é a maior ameaça para os tigres atualmente. Uma caça desenfreada causada principalmente pelo uso que é feito de determinadas partes do animal, como a pele e os ossos na medicina tradicional chinesa. Segundo este tipo de medicina, há diferentes partes do tigre que têm poderes de cura e contam com uma alta demanda na Ásia, onde também é consumida sua carne. Além disso, a inexorável extinção dos seus habitats e das suas presas – antílopes, javalis e cervos – também contribui para colocar em perigo estes maravilhosos felinos.
Além disso, as atrações turísticas com tigres em cativeiro estão crescendo no mundo inteiro (selfie com tigre, alimentar um filhote com mamadeira, passeio com tigre, tocar um tigre), o que fomenta o tráfico destes animais. Para realizarem as interações com os turistas, muitos destes tigres são mutilados (seus dedos são amputados para que percam as garras) e sedados.
Em todo o mundo existem numerosos centros que criam tigres descontroladamente , em muitos casos levando a acasalamentos endogâmicos e sem nenhum valor para os programas de conservação. Alguns deles, transmitem mensagens enganosas, se fazendo passar por centros de resgate e conservação. Na realidade, em muitas ocasiões e longe dos olhos do público, estão relacionados com o tráfico de animais.
A CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas da Fauna e Flora Silvestres) indica que de fato a criação de tigres em cativeiro deveria ser reduzida para que fosse fomentado somente os projetos de conservação em estado selvagem, pois estes representam a única possibilidade real de proteger a espécie.

Você viu?

Ir para o topo