EnglishEspañolPortuguês

Gandía elimina as corridas de touros das festividades locais

25 de julho de 2015
3 min. de leitura
A-
A+

Por Loren Claire (da Redação)

Foto: Efe
Foto: Efe

O município de Gandía (Valência), não realizará corridas de touros durante este verão já que o novo poder executivo municipal (PSOE e Més Gandía) se comprometeu a eliminar estas festividades instauradas pelo Partido Popular durante a última legislatura, segundo informações do site El Economista.

A vereadora do Més Gandía, Alicia Izquierdo, e o vereador do PSOE, Miguel Ángel Picornell, se reuniram durante as últimas semanas com o empresário das touradas que tinha fechado um acordo com o governo anterior para a celebração das corridas de touro durante este verão.

Segundo Izquierdo, o atual governo descobriu que estas corridas de touros não implicavam um ¨custo zero¨ao município e como foi assegurado pelo prefeito anterior, Arturo Torró (PP). Assim, segundo informou o empresário ao novo governo, ele havia se comprometido a levar os touros e os toureiros, mas os demais gastos seriam pagos pela prefeitura, como é o caso da infraestrutura da praça, o transporte e compactação da arena, o pagamento da eletricidade, entre outros gastos.

Inclusive, de acordo com Izquierdo, havia cláusulas onde o município era apontado como sendo o responsável por ¨assumir qualquer necessidade considerada pelo promotor do evento¨. O empresário, com sede em Alcúdia de Carlet, mostrou por enquanto apenas vários comprovantes de gastos pré-produção, como o investimento em promoção e pagamento de taxas, totalizando um valor em torno de 6.600 euros. Ainda que não tenha sido oficializada nenhuma reclamação, e caso isso ocorra, será estudada pelos serviços jurídicos do município.

Outro dado reportado pelo empresário, segundo o governo, é que além do valor arrecadado dos ingressos, ele também ficaria com os valores das vendas das barracas de merchandising e comida que ficariam perto da praça de toros.

Izquierdo explicou que tem notas fiscais no valor de 27.000 referentes ao ano de 2014, mas que ainda há algumas que necessitam ser analisadas, a estimativa é que a corrida deste verão poderia ter custado 40.000 euros ou até mais que isso.

Com relação aos shows musicais de verão que desenvolvia o anterior governo sob o lema ¨Gandía, o mar onde se unem as estrelas¨, o poder local está tratando de organizar algum show para esta temporada turística na praia, mas ao que tudo indica, até o momento os contatos feitos com empresários do setor foram infrutíferos¨

Compromisso verbal com David Guetta

Um dos shows que estão sendo negociados é o do DJ David Guetta. Segundo Alicia Izquierdo, a vontade do poder executivo é que o artista e produtor francês volte a atuar na praia ainda este ano, ainda que em condições diferentes das que estavam sendo negociadas anteriormente.

Izquierdo declarou que não há nenhum contrato assinado com David Guetta, só um ¨compromisso verbal¨, mas o governo não está disposto a pagar os 170.000 euros que a empresa promotora exige em termos de ¨promoção¨, mas só a assumir os custos da organização e infraestrutura.

Você viu?

Ir para o topo