EnglishEspañolPortuguês

Polícia cria e-mail para denúncias de maus-tratos a animais em Lisboa, Portugal

24 de julho de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Sensibilização Comando de Lisboa lançou campanha a lembrar que o abandono, que atinge cem mil animais por ano, também é crime.
Se já viu um cão  ser maltratado ou ser abandonado na rua e não sabia como denunciar a situação, tem a partir de agora uma linha de contato direta com a PSP apenas para esse fim. O endereço [email protected] é uma das novidades da campanha contra os maus-tratos de animais lançada ontem pelo Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) daquela força de segurança e que visa lembrar que o abandono de animais é crime. A estimativa é de que, anualmente, sejam abandonados em todo o país cerca de cem mil animais domésticos. O verão é uma das épocas do ano, a par do Natal, em que tal acontece com maior frequência.
“O número de abandonos aumenta exponencialmente nesta altura do ano”, garantiu o subcomissário Hugo Abreu, justificando assim o fato de a campanha ser lançada mais de nove meses depois de, a 1 de outubro, ter entrado em vigor a lei que criminaliza os maus–tratos a animais, incluindo o seu abandono.
“Temos noção de que o número de denúncias vai aumentar”, adiantou o porta-voz do Cometlis, durante a apresentação que decorreu na Casa dos Animais de Lisboa (antigo canil/gatil municipal) e que contou com a presença da taróloga Maya e dos atores Sandra Cóias e Heitor Lourenço, padrinhos da iniciativa.
Para Marta Videira, responsável pelo espaço, esta campanha – que consistirá na dispersão de cartazes por escolas, juntas de freguesias e câmaras municipais com imagens de cães, o novo e-mail e o telefone 21POLICIA (217 654 242) – é também uma forma de “ajudar à adoção” numa altura em que os cães e os gatos ali acolhidos são “sempre em maior número”.
“A maioria dos que aqui chegam são animais abandonados”, precisou ao DN Inês Real, provedora dos animais da Câmara Municipal de Lisboa, entidade parceira da iniciativa. O vice-presidente da autarquia, Duarte Cordeiro, espera que com esta campanha de sensibilização “haja, cada vez mais, menos animais na Casa dos Animais de Lisboa”. Um cão com três pernas e outro operado há cerca de uma semana era alguns dos que ontem passeavam livremente nas instalações.
*Esta notícia foi escrita, originalmente, em português europeu e foi mantida em seus padrões linguísticos e ortográficos, em respeito a nossos leitores.
Fonte: Diário de Notícias

Você viu?

Ir para o topo