EnglishEspañolPortuguês

Pinguim é resgatado após ser fisgado por dois anzóis no Porto da Barra (BA)

24 de julho de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Pinguim foi encontrado na praia da Barra, em Salvador (Foto: Reprodução/Instagram)
Pinguim foi encontrado na praia da Barra, em Salvador (Foto: Reprodução/Instagram)

Um pinguim foi localizado nessa quinta-feira (23), na praia do Porto da Barra, em Salvador. O animal estava nadando quando acabou sendo fisgado por anzóis de um pescador e ficou com os ganchos metálicos presos no bico e no esôfago. O professor Mateus Harfush, que dava aula de mergulho a alunos e avistou a ave no local, ajudou a resgatar o animal e apelou por ajuda em uma rede social.
“Eu liguei para um amigo nosso que é fiscal do Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis] e ele nos deu o número da Guarda [Ambiental]. Eles chegaram em 30 minutos, bem rápido. Depois, levaram o pinguim para o Instituto Mamíferos Aquáticos, em Pituaçu”, afirmou.
Pessoas que estavam no local ajudaram a retirar o animal da água. “Estava dando aula pela manhã e vi que ele estava nadando. Depois, quando terminei, pedi a um instrutor de mergulho para fazer imagens. Em seguida, o pescador acabou fisgando ele”, conta.
Depois de ser retirada do mar, a ave foi colocada pelo professor em um tanque que fica dentro da escola de mergulho onde trabalha.
A veterinária Joana Ikeda, do IMA, informou que o animal passa bem. Segundo ela, o anzol que estava preso no bico da ave foi retirado. “O outro, que está preso no esôfago a gente ainda não conseguiu remover. Já fizemos um raio-x e tentaremos retirar o anzol com endoscopia amanhã [sexta-feira, hoje]”, disse.
A veterinária do IMA também informou que está cuidando de outros três pinguins, encontrados na semana passada nos bairros da Ribeira e Piatã, na capital. De acordo com Ikeda, em entrevista ao G1 no início do mês, o litoral baiano não é considerado rota de migração para a espécie, mas quando eles surgem na Bahia geralmente é porque são animais jovens e inexperientes, que pegam correntes erradas e acabam chegando no estado.
Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo