EnglishEspañolPortuguês

Canil Municipal de Santa Cruz (RS) está superlotado

24 de julho de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Foto: Leandro Porto / Gazeta AM
Foto: Leandro Porto / Gazeta AM

O Canil Municipal de Santa Cruz vive uma situação de superlotação. Atualmente, 43 cães e 12 filhotes estão no local, no entanto o abrigo tem capacidade para apenas 30 animais. Para a coordenadora do abrigo, Bruna Molz, a solução não é aumentar o tamanho do lugar. É preciso que as pessoas tenham consciência que abandono e maus-tratos de animais é crime.
“Realmente a situação está muito triste. Já estamos com superlotação e precisamos de espaço para os animais abandonados que estão em situação de vida ou morte”, afirmou a coordenadora em entrevista à Rádio Gazeta. Bruna salienta que a população precisa compreender que o canil é um local temporário e que, de lá, os animais devem seguir para lares definitivos.
O Canil Municipal recebe cerca de cinco denúncias por dia, mas Bruna salienta que não é possível verificar todas as chamadas. Segundo ela, ao mesmo tempo em que divulgar o trabalho realizado pelo abrigo ajuda a encontrar lares para os animais, também incentiva as pessoas a abandonarem seus cães e gatos, já que sabem que eles serão resgatados e cuidados.
Atualmente, não há gatos abrigados no Canil. Conforme Bruna, há muita procura por filhotes de felinos, especialmente por pessoas que moram em apartamento. “Ontem mesmo fui resgatar quatro filhotes de gatos em Monte Verde. Hoje pela manhã, já tinha conseguido lar para três deles”, relata.
Feira de adoção de cães idosos
No momento, o Canil abriga 11 cães idosos. Pelo fato dos animais com mais idade não serem procurados para adoção, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (SMMASS) está promovendo feiras focadas nesses cães. A próxima acontece nessa sexta-feira, 24, das 10 às 15 horas, na Praça da Bandeira. Na última edição realizada, apenas um cão vovô foi adotado.
Para adotar é necessário ser maior de 18 anos, ter pátio fechado e assinar um termo se responsabilizando em dar boas condições de vida ao animal.

Fonte: Gaz

Você viu?

Ir para o topo