EnglishEspañolPortuguês

Unidade Móvel supera a marca de 100 castrações em Praia Grande (SP)

23 de julho de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

(Foto: Marcelo Guedes/PMPG)
(Foto: Marcelo Guedes/PMPG)

Inaugurada no último dia 2 de julho, a Unidade Móvel de Atendimento à Saúde Animal (UMASA) já realizou 121 castrações gratuitas de cães e gatos no Bairro Sítio do Campo. O equipamento prestará este tipo de atendimento de forma itinerante em todas as regiões da Cidade. A iniciativa faz parte do Projeto Bicharada, desenvolvido pela Coordenadoria de Proteção à Vida Animal da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) municipal.
Os dados dos serviços prestados foram atualizados pela Coordenadoria nessa sexta-feira (17). Do total de procedimentos efetuados, foram 68 cães e 53 gatos. Novas cirurgias já estão agendadas para os próximos dias.
A UMASA permanece no Sítio do Campo (Rua Doutor Olavo de Paulo Borges, n° 68, ao lado da Unidade de Saúde da Família) até a manhã do próximo dia 24. Na sequência, o equipamento seguirá para o Forte, onde iniciará os atendimentos no dia 27.
As castrações são agendadas pelos agentes comunitários, que visitam as residências efetuando um cadastramento prévio. Informações também podem ser obtidas nas Usafas. A UMASA ficará 15 dias em cada bairro.
Estrutura – A estrutura chama atenção pelo tamanho. Foram investidos R$ 230 mil na unidade. Todos os espaços são adaptados para oferecer o máximo de conforto para os animais que são atendidos no pré e pós-cirúrgico e também os profissionais que atuam no local.
A Unidade Móvel foi montada em três contêineres (dois com 2,30 metros de largura por 6 metros de comprimento e um com 2,30 por 12 metros), divididos em quatro módulos. A área total do equipamento é de cerca de 50 metros quadrados.
O primeiro módulo é destinado ao pré-atendimento cirúrgico, com serviços como anestesia e assepsia. O centro Cirúrgico fica no segundo módulo. Este espaço conta com três mesas cirúrgicas para atendimentos simultâneos, bancada de apoio, materiais e aparelhos. O terceiro módulo comporta a área de recuperação pós-cirurgia. O último módulo funciona como sala de espera para os tutores dos animais e também abriga palestras e ações de conscientização sobre temas como, por exemplo, posse responsável de animais e combate à dengue. Os quatro ambientes são totalmente climatizados.
Existem ainda duas tendas acopladas na parte externa. Cada uma possui 12 metros quadrados. Os espaços também são destinados para auxiliar nos atendimentos dos tutores dos cães e gatos.
Fonte: Diário do Litoral

Você viu?

Ir para o topo