EnglishEspañolPortuguês

Resgatado sem pelos e magro, cachorro-do-mato volta à natureza

23 de julho de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Cachorro- do- mato que está sendo reconduzido à natureza  (Foto: JP Munhoz/Prefeitua de Louveira)
Cachorro- do- mato que está sendo reconduzido à natureza (Foto: JP Munhoz/Prefeitua de Louveira)

Um cachorro-do-mato (Cerdocyon thous) resgatado há um ano às margens da Rodovia Anhanguera (SP-330), em Louveira (SP), magro, sem pelos e debilitado está sendo reintroduzido à natureza.O mamífero de pequeno porto é comum em áreas florestais, cerrados, campos e áreas alteradas por seres humanos.
Cachorro do mato, quando foi encontrado debilitado (Foto: Prefeitura de Louveira/Divulgação)
Cachorro do mato, quando foi encontrado
debilitado (Foto: Prefeitura de Louveira/Divulgação)

Acompanhado por biólogos da Associação Mata Ciliar, de Jundiaí (SP), e da Secretaria de Gestão Ambiental de Louveira, o animal voltou ao habitat por meio do método soltura branda, considerado inovador pelos profissionais.O sistema consiste na instalação de uma espécie de canil em meio à mata, aonde o animal vai sendo incentivado aos poucos a recuperar os hábitos selvagens, como caçar para se alimentar.
Este processo começou na semana passada, mas por medidas de segurança só foi divulgado nesta quarta-feira (22). E o local está sendo mantido em segredo para evitar que seja presa fácil a possíveis predadores e de curiosos.
De acordo com a Prefeitura, a previsão é que ele seja solto na próxima semana, já que em poucos dias o cachorro- do-mato conseguiria se readaptar.
Enquanto isso, ele está sendo alimentado e monitorado por uma câmera instalada na mata. Os veterinários da Mata Ciliar e biólogos chegaram a pensar que o cachorro-do-mato não fosse sobreviver.
De acordo com eles, quando foi resgatado o grau de doença era tão grande que não foi possível, em um primeiro momento, saber que se tratava de um animal silvestre. Chegou-se a pensar que era um cão doméstico com sarna.
Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo