EnglishEspañolPortuguês

Phillip Low participa de simpósio sobre consciência animal em Campinas (SP)

23 de julho de 2015
3 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

simp

Nessa sexta-feira, 24, a Unicamp realiza o “Simpósio sobre Consciência Animal” às 9:30h da manhã. O evento contará com a presença de Phillip Low, neurocientista que trabalha com Stephen Hawkings no desenvolvimento de comunicação entre o cérebro e computadores, e que em 2012 redigiu a Declaração de Cambridge sobre Consciência. Segundo a carta os animais têm as mesmas estruturas anatômicas que geram consciência nos seres humanos, ou seja, os animais são seres sencientes.
No evento serão debatidas as definições de consciência, consciência animal (segundo a neurociência), e os achados que levaram à redação da Declaração de Cambridge, levantando questionamentos sobre suas implicações éticas. Em seguida, serão abordados os avanços e dificuldades para que sejam definitivamente abolidos os modelos animais em ensino e pesquisa.
Participantes
Dr. Phillip Low –  neurocientista, pesquisador do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), da Universidade de Chicago e do Instituto Salk de Estudos Biológicos, na Califórnia. Tem trabalhado com Stephen Hawking no desenvolvimento de uma plataforma de comunicação baseada em impulsos cerebrais, e foi redator da Declaração de Cambridge sobre Consciência, em julho de 2012, que faz referência à existência de consciência em animais não humanos.
Dra. Paula Brügger -professora Associado IV do Deptº de Ecologia e Zoologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é autora de livros e artigos sobre a relação dos seres humanos com os outros animais como relação sociedade-natureza. É colunista da ANDA, ativista pelos direitos animais e conselheira da SVB – Sociedade Vegetariana Brasileira.
Dr. Thales Tréz – professor efetivo da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL – MG). Tem experiência nas áreas de epistemologia da ciência, ciência e sociedade, bioética e métodos substitutivos ao uso de animais no ensino e na pesquisa. Atualmente preside o Instituto de Promoção e Pesquisa para Substituição da Experimentação Animal (Instituto 1R).
Dra. Nádia Farage – professora doutora junto ao Departamento de Antropologia, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, na Universidade Estadual de Campinas. Desde 2011 coordena o projeto de pesquisa “De ratos e outros homens: as ideias anti-vivissecção no Brasil moderno”. É membro do Grupo de Trabalho responsável por analisar as práticas correntes de uso de animais em atividades de ensino e pesquisa da UNICAMP.
Dra. Maria Castellano (mediadora) – doutora em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou pós-doutorado junto à ESALQ/USP, tendo como tema de pesquisa as interfaces entre a Educação Ambiental e uma educação que contribua para relações mais justas entre animais humanos e não humanos. Atua no empreendedorismo vegano e coordena o projeto Como? Espaço Educador Vegano.
Organização
O evento será realizado por meio da parceria da A ONG Garoa Cultural, por meio do Projeto Como? Espaço Educador Vegano, em parceria com a  Pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários (PREAC) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
Serviço
O que? Simpósio Consciência animal: implicações éticas e práticas
Quando? 24 de julho de 2015, às 9:30h.
Onde? Prédio do Ciclo Básico/ Sala 16/ Unicamp
Entrada Livre
Mais informações: Maria Castellano 19 99342 6603 e Cabeto Rocker 19 99128 5656
 
 

Você viu?

Ir para o topo