EnglishEspañolPortuguês

Nova lei de bem-estar animal é aprovada na Malásia

20 de julho de 2015
1 min. de leitura
A-
A+

Por Augusta Scheer (da Redação)

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Na semana passada, o governo malaio aprovou nova legislação de bem-estar animal, impondo penas mais rígidas por maus-tratos e abandono de animais.
Em resposta às demandas de grupos defensores de animais, a nova Lei de Bem-estar Animal tem como objetivo reduzir a criminalidade contra animais no país.”Houveram muitos casos noticiados de crueldade, principalmente nas redes sociais. No futuro, acho que haverá mais conscientização e as violações serão reduzidas com as penas mais rígidas,” segundo o ministro da agricultura Ismaii Sabri Yaakob. As informações são do site Ecorazzi.
A nova lei impõe uma multa mínima de 20 mil ringgits malaios (aproximadamente R$ 16500) aos agressores, que também podem receber penas de privação de liberdade. O valor da multa é cem vezes maior do que a quantidade anteriormente prevista, em lei de 1953.
Ativistas celebraram a medida do governo, mas queriam que mais um ponto fosse incluído na nova lei: castração obrigatória. Edward Lim, gerente de abrigos para animais da entidade PAWS, criticou tutores que deixam os animais procriarem desnecessariamente. O país já tem um grande número de cachorros na rua.
Defensores de animais afirmam que isso é causado pela ignorância, somada à influência da religião islâmica. Para muitos dos malaios muçulmanos, esterilização de animais é uma prática cruel.
Para resolver a situação, o governo está estudando a inclusão do bem-estar animal nos currículos escolares malaios.

Você viu?

Ir para o topo