EnglishEspañolPortuguês

Pesquisadores acham tubarões vivendo em vulcão ativo no Pacífico

19 de julho de 2015
1 min. de leitura
A-
A+

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Pesquisadores encontram tubarões vivendo dentro do vulcão Kavaci, localizado no Oceano Pacifico, próximo às Ilhas Salomão, na Oceania.
Como o vulcão é submarino está rodeado de águas quentes e ácidas, que tornam difíceis o mergulho de humanos no local.
Mas, pesquisadores da National Geographic colocaram equipamentos resistentes no fundo do mar e descobriu uma grande quantidade de animais vivendo no vulcão, mesmo as águas aparentando ser inóspitas.
Os estudiosos não sabem precisar quando o vulcão entra em erupção, sendo que ano passo foi visto uma pequena quantidade de fumaça emergindo das águas que cobrem o vulcão e em 2004 e 2007 foram observadas explosões maiores.
Dentre os vários tubarões encontrados, os pesquisadores conseguiram imagens do tubarão-dorminhoco que normalmente reside no norte dos oceanos Pacífico e Atlântico.
Brennan Phillips, membro da equipe que explora o Kavachi, ainda quer descobrir o que acontece com essa fauna marinha quando o vulcão entra em erupção. “Será que eles sentem um alerta e conseguem escapar da caldeira antes de ela explodir? Ou será que eles ficam presos e morrem no vapor e na lava expelida pelo vulcão?”, questiona Phillips.
Ele espera responder essas perguntas no futuro, através da implantação de equipamentos que resistam à atividade vulcânica do Kavachi, além de um centro de estudos sísmicos na região.
Fonte: Meio Norte

Você viu?

Ir para o topo