EnglishEspañolPortuguês

Instrutor de rafting salva filhote de urso abandonado

16 de julho de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Por Augusta Scheer (da Redação)

Foto: High Mountain Expeditions
Foto: High Mountain Expeditions

Na semana passada, o instrutor de rafting Danny Allen foi fotografado no rio Nolichucky, no estado norte-americano do Tennessee, carregando em seu bote um filhote de urso abandonado.
A ursinha de cinco meses foi avistada diversas vezes na região ao longo dos últimos dias, preocupando os guias locais.
Foto: Appalachian Bear Rescue
Foto: Appalachian Bear Rescue

“Nós a vimos ao longo dos últimos quatro dias, e não havia sinal de uma mãe ursa,” segundo Matt Moses, dono de uma companhia de rafting. “Ela estava visivelmente mal nutrida, parecia estar agonizando. Meus guias diziam para mim que não tinham ideia do que fazer. Não queríamos ver essa ursa morrer na margem do rio.” As informações são do site Huffpost Good News.
Allen resgatou a ursa na quinta-feira. “Nós a pegamos e trouxemos até aqui. Está muito magra para a idade, ela deveria ter o dobro do tamanho,” contou Allen à imprensa local.
Allen levou o filhote até a empresa de Matt Moses, e acionou uma agência de proteção do estado do Tennessee, a qual transportou a ursa para o Centro Apalache de Resgate de Ursos.
Foto: Appalachian Bear Rescue
Foto: Appalachian Bear Rescue

Os funcionários da entidade batizaram a ursa de “Noli”, em homenagem ao rio Nolichucky.
Noli estava “severamente desidratada e letárgica”, mas seu apetite melhorou desde que ela chegou ao Centro. “Estou confiante de que ela poderá ser devolvida à natureza,” segundo uma porta-voz da instituição. “Quando alguém vê animais selvagens com problemas, deve sempre contatar as autoridades de conservação e deixar que elas cuidem da situação.”
Foto: Appalachian Bear Rescue
Foto: Appalachian Bear Rescue

A instituição agradeceu a atenção que Noli vem recebendo nas redes sociais, e espera que a história dela ajude a divulgar os esforços de resgate de ursos. “Nós lutamos contra séculos de mitos e superstições que cercam esses maravilhosos animais, esperamos que toda essa atenção estimule as pessoas a aprenderem mais sobre os ursos negros. Conhecer para respeitar.”

Você viu?

Ir para o topo