EnglishEspañolPortuguês

Vendaval destrói residências, mata animais e deixa 19 feridos no PR

15 de julho de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A passagem de um vendaval pela região sudoeste do Paraná, às 19h desta segunda-feira (13), deixou 19 pessoas feridas na área rural de Francisco Beltrão e causou a destruição total de pelo menos cinco residências em uma comunidade rural. Na área urbana, cerca de 50 casas ficaram destelhadas nos bairros São Francisco, Cristo Rei e São Miguel. Soldados do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e voluntários prosseguem as buscas na cidade e no interior do município em operações de resgate.
De acordo com o capitão Eriksen Mafra, do Corpo de Bombeiros, durante ações de resgate de feridos, foram encontrados corpos de animais de grande porte – como cavalos, bois e vacas -, mortos após a passagem do vendaval. Árvores foram arrancadas do solo e veículos arrastados.
Moradores da cidade acreditam que houve a passagem de um tornado no município. “Estamos em contato com os institutos meteorológicos, mas ainda não é possível saber exatamente a velocidade do vento que passou pela cidade”, disse Mafra.
A Defesa Civil de Francisco Beltrão percorre os bairros, distribuindo lonas para moradores que tiveram o destelhamento de suas casas. Soldados do 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizada , sediado na cidade, foram colocados de prontidão para auxiliar no atendimento de vítimas.
Tornado
O tornado é uma coluna de ar e tem um tamanho relativamente pequeno. Reconhecidos por sua forma de funil, os tornados são formados devido ao encontro de uma massa de ar fria e seca com uma massa de ar quente e úmida. Por estarem em alta velocidade, vindos de direções opostas, acabam dando origem a nuvens gigantescas e, por sua vez, a tempestades. No centro desse encontro das massas de ar é formado um funil, que chega até o solo, arrastando tudo. A velocidade de um tornado pode variar de 120 km/h a até cerca de 500 km/h.
O Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) prevê a ocorrência de tempestades durante a madrugada desta quarta-feira (14) na região Sudoeste.
Fonte: Surgiu

Você viu?

Ir para o topo