EnglishEspañolPortuguês

Brigitte Bardot critica uso de peles: “orgulho, estupidez e ignorância”

13 de julho de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Foto: Daily Mail
Foto: Daily Mail

A Fendi, de Karl Lagerfeld, apresentou, pela primeira-vez, uma coleção de alta-costura em Paris – Haute Fourrure, além de assinalar os 50 anos do criador alemão à frente da marca, mostrou as peles que tem no ADN. À porta, vários ativistas da Fundação Brigitte Bardot, que defende os direitos dos animais, protestaram. A ex-modelo e atriz francesa considerou o desfile uma “provocação”.
“A indústria das peles é de morte e sofrimento e, face a esta normalização da crueldade, temos de reagir. Não temos escolha”, afirmou ao jornal inglês The Guardian, acrescentando que, uma vez que vive a vida de uma “agricultora”, “jamais” usaria criações de Lagerfeld. “Respeito Lagerfeld enquanto homem, mas teria muito mais respeito se ele, em troca, respeitasse os animais. Nós não vivemos no mesmo mundo.”
Para Bardot, o uso continuado de peles verdadeiras deve-se a “orgulho, estupidez ou apenas simples ignorância”. “É inacreditável que em 2015 isto ainda seja algo pelo qual temos de lutar quando, na verdade, devia ser óbvio para todos”, frisa.
Na carta endereçada a Choupette Lagerfeld, a famosa gata de Karl Lagerfeld, Bardot pediu-lhe para “miar” e “ronronar” ao ouvido do tutor e aconselhá-lo a mudar os seus materiais. “Minha querida Choupette, conto contigo para ronronares ao ouvido do pai Karl o desespero que todos os teus irmãos peludos sentem quando ele promove os seus cadáveres. Eles que, tal como tu, só querem viver, são inocentes e são condenados à morte para que as suas peles sejam usadas em roupas desumanas”, escreve a actriz.
Quando Lagerfeld, de 81 anos, confirmou a Suzy Menkes, influente editora internacional da Vogue, que a Fendi iria apresentar uma coleção de alta-costura, vários ativistas da organização de defesa dos animais PETA condenaram o criador, apelidando a coleção de “haute horreur” (“alto-horror”, uma alusão à definição haute couture, “alta-costura” em português).
A coleção de alta-costura de Lagerfeld para a Fendi inclui 37 coordenados feitos à mão e à medida com uma larga variedade de “peles exóticas”. “Para mim, pele é Fendi e a Fendi é pele. Peles divertidas! A Fendi é a minha versão italiana da criatividade”, comentou Lagerfeld sobre a colecção Haute Fourrure
*Esta notícia foi escrita, originalmente, em português europeu e foi mantida em seus padrões linguísticos e ortográficos, em respeito a nossos leitores.
Fonte: Life&Style

Você viu?

Ir para o topo