EnglishEspañolPortuguês

Termina nesta sexta o prazo para exames de leishmaniose em Itaúna (MG)

10 de julho de 2015
1 min. de leitura
A-
A+

Foto: Prefeitura Itaúna/Divulgação
Foto: Prefeitura Itaúna/Divulgação

Moradores de Itaúna tem até esta sexta-feira (10) para realizar exames de leishmaniose nos cachorros durante o Governo Itinerante. O exame é feito com o kit rápido e o resultado sai na hora. O projeto atenderá os moradores da região dos bairros Novo Horizonte, Vila Nazaré, Bela Vista e Vila Washington, das 8h às 16h, com sede no Núcleo de Atenção à Criança (NAC Curumim), na Rua Rio Negro, 80, Bairro Novo Horizonte.
O profissional da saúde fura a orelha do animal e coloca uma gota de sangue no material de teste. Um reagente vai apontar se o animal está com a doença ou não em cinco minutos. A leishmaniose é uma doença grave que acomete pessoas e alguns animais através da picada do mosquito flebótomo contaminado com o parasita Leishmania chagasi.
O mosquito macho se alimenta de matéria orgânica (fezes, restos de folhas e frutos), por isso é importante manter o quintal sempre limpo, já a fêmea se alimenta de sangue.
Sintomas da doença no cão
Emagrecimento, crescimento exagerado das unhas, queda dos pelos, que pode iniciar ao redor dos olhos e nas orelhas, apatia, conjuntivite e lesões na pele.
Sintomas da doença no homem
Febre, tosse seca, fraqueza, palidez, perda de apetite, emagrecimento e pode haver aumento do volume abdominal, por crescimento do baço e/ou fígado.
Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo