EnglishEspañolPortuguês

Milhares pedem fim de tradição da "queima do gato"

2 de julho de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Foto: PixaBay
Foto: PixaBay

A tradição da ‘Queima do Gato’ gerou uma enorme controvérsia na internet, depois de ter sido publicado um vídeo no YouTube. Agora, há já quase 60 mil subscritores de três petições que pedem para acabar com esta tradição, que acontece na noite de S. João, em Mourão, Vila Flor.
Sabe o Jornal de Notícias que nas petições estão mais de mil comentários a condenar esta ação, considerando-a uma “monstruosidade, barbaridade e crueldade”, e que deviam “envergonhar qualquer cidadão”.
O vídeo, entretanto removido do YouTube, mostrava o momento em que se pega fogo à palha que envolve um pau, de quatro ou cinco metros, espetado no largo da festa. O lume vai subindo até chegar ao gato aprisionado no topo do pau. O cordel que prende o pote ao pau arde, este acaba por cair, parte-se no chão e o animal foge.
As associações defensoras dos animais e várias pessoas ficaram indignadas com tal tradição e após várias queixas apresentadas, o Tribunal de Vila Flor pediu à polícia portuguesa que fosse aberto um inquérito.
Se quiser aderir a alguma das petições, aceda a um destes links:
Fim da cruel tradição ‘A Queima do Gato’
Acabar com a Queima do Gato nas Festas de S. João em Mourão – Concelho de Vila For
Condenação pelo gato queimado vivo nas festas de S.João em Morão, Vila Flor
*Esta notícia foi escrita, originalmente, em português europeu e foi mantida em seus padrões linguísticos e ortográficos, em respeito a nossos leitores.
Fonte: Notícias ao Minuto
 

Você viu?

Ir para o topo