Morreu "Tama", a gata que era chefe de uma estação de comboios no Japão

28 de junho de 2015
1 min. de leitura
A-
A+

Foto: Wikimedia Commons/Magnus Manske
Foto: Wikimedia Commons/Magnus Manske

“Tama”, a gata que foi nomeada chefe de uma estação de comboios e que se tornou atração turística numa região no oeste do Japão, morreu na segunda-feira, informou hoje a empresa ferroviária Wakayama Electric Railway.
O animal, de 16 anos, morreu alegadamente de insuficiência cardíaca, explicou a companhia.
A empresa, que opera a linha local Kishigawa na prefeitura de Wakayama, decidiu nomear a gata chefe da estação de Kishi em janeiro de 2007.
Desde então, vestia o animal com o uniforme usado pelos funcionários da empresa, uma extravagância que não tardou a surtir efeitos.
Em menos de uma década, a linha férrea situada numa zona rural do país aumentou em 20% o volume de passageiros.
O número de turistas japoneses e estrangeiros que passou a deslocar-se à localidade de Kinokawa, onde se situa a estação, aumentou ao ponto de provocar problemas de estacionamento no município.
O sucesso inesperado de “Tama” fez a empresa colocar o nome da gata num dos comboios e a nomeá-la presidente honorária em 2013.
O próprio governador da prefeitura de Wakayama, Yoshinobu Nisaka, emitiu hoje um comunicado no qual destacou o papel da gata como “superestrela do turismo dentro e fora do Japão, que muito contribuiu para a promoção” turística da região.
Fonte: DN

Você viu?

Ir para o topo