EnglishEspañolPortuguês

Cães são abandonados e exterminados em sedes da Copa América no Chile

28 de junho de 2015
5 min. de leitura
A-
A+

Por Loren Claire Boppré Canales (da Redação)

timthumb

Segundo as organizações animalistas, cães estão sendo retirados de quase todas as sedes da Copa América no Chile e não se sabe para onde estão sendo levados. Na reportagem abaixo, do site Prensa Animalista, são apresentados três casos nos quais dezenas de cães abandonados desapareceram: Temuco, Santiago e Valparaíso.

palest-300x300
Os cães assassinados do Estádio Palestino – Santiago

Seis cães que viviam no Estádio Palestino, na comuna de La Cisterna, em Santiago, foram exterminados. Uma fonte de dentro do Estádio chegou a advertir as associações da região para que retirassem os restos mortais dos cães, caso contrário iriam colocá-los no lixo ou seriam triturados por máquinas. Ao ser consultada sobre o destino dos cães mortos e/ou desaparecidos, a mesma fonte disse que o vigilante noturno os enforcava, e a razão alegada é que era preciso fazer uma limpeza de cães por conta da realização da Copa América. Neste momento, a vida dos cães que continuam vivendo no estádio está em perigo, diante de uma morte atroz.
Os outros casos
Sempre nos arredores do estádio, outro desaparecimento massivo de cães: 6 cães que viviam há quase 10 anos nas imediações da Petrogas, no paradeiro 23 da Gran Avenida, também na comuna de La Cisterna, foram exterminados segundo o próprio dono da Petrogas, que já havia ameaçado os animais de morte.
 
valpo-300x225
Valparaíso: veículo municipal levou 15 animais e os fez desaparecer

Outra cidade sede do torneio esportivo, Valparaíso, também viveu a penosa experiência do extermínio de cães. No Cerro Concepción e na Praça Aníbal Pinto, lugares emblemáticos para o turismo, testemunhas fotografaram o exato momento em que um veículo municipal recolhia 15 cães que viviam na região e que, inclusive, se encontravam vacinados, identificados e eram supervisionados pelas associações animalistas locais.
Fontes ligadas ao município informaram que foi feita uma ¨limpeza¨ a propósito da Copa América, para mostrar uma boa imagem aos turistas.
Temuco – Extermínio sistemático de cães
Embora seja verdade que a propósito da Copa América o município recolheu cães do centro da cidade para ¨limpar¨ a imagem para os turistas, a prática do extermínio de cães acontece há muito mais tempo.
As organizações animalistas de Temuco estão há anos denunciando a situação no canil municipal , bem como as práticas de recolha e extermínio sistemático de animais abandonados na cidade.
Atualmente o município de Temuco mantém com a Universidad Católica da região e o SEREMI (Secretaria Regional Ministerial da Saúde), um convênio que pretende gerar ações para o controle de populações caninas tendo como objetivo a saúde pública.
O convênio consiste em:
1 – Capturar os cães;
2 – Colocá-los em um canil;
3 – Segundo o decreto municipal vigente, se não são adotáveis, podem ser eliminados.
No decreto municipal para a guarda de animais domésticos, o artigo 13, letra C diz que ¨os animais capturados permanecerão confinados até 10 dias úteis, período no qual serão avaliados por um médico veterinário do Canil Municipal. Esse período de avaliação servirá para determinar se o animal é adotável por um terceiro, se será recolhido pelo seu proprietário ou determinará que não é adotável e que se proceda a eutanásia pelo Serviço de Saúde¨.
Esta medida foi levada ao extremo, passando por cima do bem-estar animal, e vemos com espanto como isso já se transformou exclusivamente em maus-tratos aos animais, os quais podem ser vistos diariamente por qualquer transeunte, seja ele uma criança, um adulto ou idoso que tenha a infelicidade de passar no momento da captura causando um dano emocional que diariamente presenciamos nas redes sociais.
COPAMERICA-300x225
Organizações animalistas alertam para a realidade em Temuco / Copa América Temuco 2015 patrocina a captura: turistas, não se deixem enganar!!! Assim ¨limparam¨esta cidade!

Os cães são capturados por funcionários municipais que os arrastam pelo pescoço utilizando uma corda até colocá-los numa caminhonete e em seguida são transportados até o canil municipal administrado pela Universidad Católica de Temuco, onde recebem o mesmo tratamento por parte dos funcionários da universidade.
Os cães são colocados a força em jaulas de 2 metros, na maioria das vezes ultrapassando a capacidade de animais imposta pelo município, levando a superlotação. Esta situação deixa os cães estressados e mais propícios as brigas, estados depressivos e isso desencadeia a baixa do sistema imunológico, doenças e morte de uma grande parte deles, que dificilmente podem ser revertidos pelos veterinários (além disso existem denúncias do exercício ilegal da medicina veterinária, ao serem alunos e não profissionais os que atendem os cães). Também não contam com a infraestrutura adequada nem com os equipamentos básicos para o atendimento dos animais. Somamos a isso alimentação de má qualidade e os banhos de mangueira diários que recebem durante todo o ano enquanto os canis são limpos (lembrando que a cidade está localizada no extremo sul do Chile, onde as temperaturas são muito baixas em qualquer época), uma maternidade sem teto, cadelas recém-paridas acorrentadas, pós-operatórios de esterilizações feitos nos mesmos canis já mencionados, nenhuma vigilância de médicos veterinários durante o período noturno.
Tudo isso sem nenhuma fiscalização, a margem das agrupações locais e amparadas sob um Decreto ilegal.

Você viu?

Ir para o topo