EnglishEspañolPortuguês

Vídeo com homens ‘surfando’ em tubarão-baleia causa revolta

21 de junho de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Homem sobe em tubarão-baleia, causando revolta - Reprodução/YouTube
Homem sobe em tubarão-baleia, causando revolta – Reprodução/YouTube

Um vídeo mostrando duas pessoas “surfando” em um tubarão-baleia provocou indignação de usuários de redes sociais. Na gravação, dois homens ficam em pé na parte de trás do animal, enquanto são puxados por uma corda presa a um barco. Eles aparentemente provocam o tubarão-baleia, uma vez que ele continua a seguir o barco. Ainda não se sabe onde o registro foi realizado.
A organização londrina de proteção da vida marinha selvagem “Marine Conservation” demonstrou revolta em sua página no Twitter: “Homem surfa tubarão-baleia e tecnicamente não está violando nenhuma lei. Isso é inaceitável”.

Os tubarões-baleia são uma espécie protegida, classificados como vulneráveis. Eles são encontrados em águas tropicais quentes e podem crescer até 12 metros de comprimento. Eles se alimentam de plâncton e pequenos peixes, e qualquer interação com seres humanos pode afetar seu comportamento natural, incluindo o movimento constante necessário para o seu suprimento de oxigênio, de acordo com o site “IFL Science”.
Usuários de redes sociais também condenaram a atitude gravada: “Por que humanos sempre fazem coisas tão idiotas como tentar SURFAR em um tubarão-baleia?!”
Nos Estados Unidos, perseguir baleias e golfinhos é ilegal, mas isso não se estende aos tubarões-baleias, uma vez que estão classificados como peixes.
“Minha esperança é que um dia tubarões serão elevados para o mesmo nível de proteção que mamíferos marinhos”, Eric Hovland, curador associado do Aquário da Flórida, disse à “Bay News 9” no início desta semana.
Outro grupo de conservação com base no Reino Unido, “Marine Connection”, disse em sua página no Facebook: “Que triste reflexão sobre a sua atitude em relação à vida selvagem, uma vez que, em vez de se considerarem sortudos de ver esta majestoso criatura, eles escolhem participar de uma brincadeira estúpida como essa”.
Fonte: O Globo

Você viu?

Ir para o topo