EnglishEspañolPortuguês

Em dois dias, mais dez pinguins aparecem em praias do litoral de SP

20 de junho de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Foto: Sargento Lemos / Arquivo Pessoal
Foto: Sargento Lemos / Arquivo Pessoal

Pelo menos dez pinguins foram encontrados próximos às praias do litoral paulista entre quinta-feira (18) e a manhã desta sexta-feira (19). A maioria deles apareceu em Ilha Comprida, que registrou o encalhe de oito animais, sendo que um deles acabou morrendo. Outros dois apareceram em Praia Grande e Guarujá. Biólogos não descartam novas aparições por conta das mudanças nas correntes marinhas vindas do Sul do Continente.
O caso mais recente aconteceu nesta sexta-feira (19), pela manhã, quando um pinguim encalhou na praia do Forte. O animal foi retirado do local por agentes do exército e levado para Fortaleza de Itaipu, que fica ao lado. De acordo com os agentes, outras espécies foram vistas na área, mas a maioria conseguiu retornar para o mar sem necessidade de intervenção humana.
A Guarda Ambiental foi chamada para resgatar o animal e dar os cuidados necessários. A prefeitura de Praia Grande informou que, somente neste ano, 35 pinguins já apareceram nas praias da cidade e apenas dois chegaram em estado debilitado e acabaram morrendo.
Guarujá
Já em Guarujá, outro pinguim da espécie Magalhães foi resgatado por banhistas na noite de quinta-feira e deixado em um condomínio na praia da Enseada. Segundo os moradores, a Guarda Ambiental local já foi comunicada.
Foto: Cristian Negrão / Arquivo Pessoal
Foto: Cristian Negrão / Arquivo Pessoal

Ilha Comprida
Segundo o biólogo Cristian Negrão que atua na região de Ilha Comprida, cinco pinguins foram encontrados na manhã da última quinta-feira e outros três no fim da tarde. “Um deles estava muito debilitado e quando chegamos ele já estava morto. Os outros quatro estão em bom estado”, explica. Os animais estão sendo atendidos por uma equipe de profissionais da cidade e serão soltos após acompanhamento médico.
Correntes marinhas
A grande incidência da espécie na região teve começou no início de junho. Segundo o biólogo, as correntes marinhas vindas do Sul do país contribuem para o aparecimento nessa época do ano. Durante o feriado de Corpus Christi, o instituto Gremar, órgão responsável pela reabilitação de animais marinhos recebeu mais de 29 pinguins de Magalhães.
Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo