Mula gera filhote e vira xodó em fazenda de Pedra Azul, MG


Foto: Divulgação/Vídeo G1
Foto: Divulgação/Vídeo G1

Uma mula de quatro anos se tornou atração em uma fazenda do município de Pedra Azul, no Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais. A mula ficou prenha por cruzamento natural e pariu um filhote saudável. Fato incomum em muares, segundo o coordenador regional do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Marco Túlio Pelaquim.

“Pode se dizer que as estatísticas, de gestação entre os muares sem a transferência de embriões, giram em torno de 1 a 2%”, afirma.

Para o tutor do animal, Jessé Mário da Cruz, apenas as estatísticas e o fato raro já eram suficientes para deixar o fato especial, mas o longo período de seca vivido no Vale do Jequitinhonha reforça ainda mais o carinho pela mula Nefrite, como ela foi batizada.

Inicialmente, conta Jessé, que os 12 animais da propriedade foram “abandonados a própria sorte” em uma área onde ainda se encontrava um pouco de água, mas os cuidados com a mula foram intensificados após o crescimento da barriga.

“Ao ver a mula com a barriga grande pensei que estivesse com vermes. Mas um dia meu pai me avisou que ela tinha dado a luz a um filhote muito saudável que nem se parece com cavalo nem com muar. Toda a cidade esta incrédula com o acontecimento.”, afirma.

Agora, a expectativa de Jessé Mário é que o caso se repita em sua prorpiedade. “Ela cruzou novamente com o mesmo cavalo e a barriga já está crescendo. Pelos meus cálculos está com cinco meses de gestação”.

Fonte: G1


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

BOA AÇÃO

CHINA

HEROÍNA

FINAL FELIZ

PAUTA EMERGENCIAL

SOLIDARIEDADE

GESTO DE AMOR


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>