EnglishEspañolPortuguês

Johnny Marr, guitarrista vegano dos Smiths, faz show gratuito em São Paulo neste domingo

19 de junho de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Por Lilian Garrafa   (da Redação)

Johnny Marr em apresentação na cidade de Pomona, California. (Foto: Divulgação)
Johnny Marr em apresentação na cidade de Pomona, California. (Foto: Divulgação)

É impossível desatrelar o nome de Johnny Marr de sua antiga banda, os Smiths. O guitarrista foi a alma do grupo com seus riffs inconfundíveis e que ainda hoje arrebatam fãs em todo o mundo. Em carreira solo, Marr estará em São Paulo no dia 21 de junho (domingo) para uma apresentação gratuita no Memorial da América Latina.
Johnny Marr atribui o início de seu vegetarianismo ao disco Meat is Murder (Carne é assassinato), que gravou com os Smiths há quase 25 anos. Segundo afirma, não seria certo para ele tocar a canção que deu o nome ao disco e continuar a comer carne. Até então, o músico relata que sua única interação com os animais era por intermédio da frase: “Espero que este cão não me morda”, porque ele cresceu em uma propriedade do conselho de estado da Inglaterra. Apenas quando parou de comer animais Johnny realmente começou a sentir empatia em relação a eles.
Em 2005 Marr se tornou vegano, quando se mudou para Portland, cidade americana. Ele relata não ter tido dificuldade alguma nessa transição. Para Johnny, desistir das coisas não significa sacrifício ou miséria, mas o oposto. “Eu me ‘comprometi’ a ser vegano, eu não ‘desisti’ de alguma coisa. E isso me tornou mais focado e com mais energia”.
A família do músico é toda vegetariana. Sua esposa, Angie, já era vegetariana quando eles se conheceram, aos quinze anos. “Provavelmente eu teria me tornado vegetariano, mesmo se não houvesse influência da música”.
Refeições típicas na casa de Johnny Marr incluem saladas gigantes com muito tofu, além de comida tailandesa, mediterrânea, mexicana, massas e espinafre. Quando viaja em turnê, Johnny procura arrumar tempo para comprar o que comer. Se a temporada na estrada é longa, ele carrega o ônibus com muita comida.
Johnny é coautor da canção Meat is Murder. Morrissey deu o título e a Marr coube seguir com o sentimento, com um tom que imaginou ser evocativo e inquietante; a banda conseguiu captar o espírito certo em um tarde de inverno em Liverpool. “Senti que o resultado ficou pesado, mas estranhamente bonito. Eu amo essa música.”
Marr já está preparando seu terceiro álbum e uma autobiografia. O autor de There’s a light that never goes out e How soon is now? tem muitas bandeiras. Além do veganismo, defende uma postura de justiça social e contra o capitalismo. Ele cobra posicionamentos dos artistas quanto à conscientização de seu público em relação aos direitos da população.
Johnny Marr será uma das atrações do 19º Cultura Inglesa Festival. Para saber como adquirir um ingresso gratuitamente, acesse o site do evento.

Você viu?

Ir para o topo