EnglishEspañolPortuguês

Amigo Bicho projeta aplicação de recursos públicos

18 de junho de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Foto: Guilherme Siebeneichler / Arquivo FM
Foto: Guilherme Siebeneichler / Arquivo FM

Na última semana a Câmara de Vereadores aprovou o repasse de recursos no valor de R$ 30 mil à Associação Amigo Bicho. O montante será dividido em 10 parcelas e garantirá a continuação das políticas de controle da população de animais abandonados. A maior parte do valor é aplicado na castração de cães e gatos.
A manutenção das políticas de bem-estar animal serão garantidas com apoio da entidade venâncio-airense. O recurso, confirmado na última semana, segundo a presidente do grupo, Nais de Andrade, será fundamental para a continuação dos programas de controle da população de animais nas ruas. ‘O valor garante o trabalho da associação, sabemos que o desafio é grande, uma vez que o número de animais abandonados cresce. Por isso a castração é fundamental para tentar frear o crescimento da população. É uma luta constante e vamos trabalhar ao longo do ano para que ocorra da melhor forma possível.’
A dirigente explica que o recurso repassado pelo Município será aplicado em medicamentos para tratamento dos animais, pagamento de profissional veterinário e impressão de folders educativos. Em média, 12 castrações em animais são realizadas por mês, subsídiadas com recursos da entidade. ‘Não temos o número exato, entretanto, estimamos que circulam nas ruas da cidade cerca de mil animais. A população maior é de cachorros’, destaca Nais.
Além do valor repassado pelo poder público, a Amigo Bicho mantém projetos para a captação de recursos a partir de doações da comunidade. São realizados projetos especiais como o troco solidário, em que cofres são colocados em 12 estabelecimentos comerciais, e a confecção de camisetas e canecas para comercialização. Doações mensais de associados também garantem recursos ao caixa da entidade. Mensalmente são arrecadados em torno de R$ 500, com 100 associados.
Mesmo com as dificuldades para manter as políticas de bem-estar animal na cidade, a presidente afirma que a comunidade tem se envolvido na causa. ‘A população tem se sensibilizado com a nossa entidade, colaborando de todas as formas para ajudar os animais abandonadas’, afirma.
FEIRA DE ADOÇÃO
No sábado, 20, a praça da matriz recebe mais uma edição da feira de adoção. A proposta é de disponibilizar aos interessados cerca de 30 filhotes. O evento inicia às 9h e para efetuar uma adoção é necessário o interessado preencher um termo de responsabilidade e apresentar documento de identidade com um comprovante de residência. ‘Nossa proposta é de buscar novos lares aos animais que foram resgatados das ruas. Realizamos quase que todos os meses feiras deste tipo, é uma oportunidade para quem procura um novo amigo’, conclui Naís.
Fonte: Folha do Mate

Você viu?

Ir para o topo