EnglishEspañolPortuguês

Estudantes fazem campanha de coleta de sangue para animais

12 de junho de 2015
3 min. de leitura
A-
A+

Matilda doou sangue no laboratório (Foto: Reprodução/TV Tribuna)
Matilda doou sangue no laboratório
(Foto: Reprodução/TV Tribuna)

Estudantes de um curso de Medicina Veterinária em Santos, no litoral de São Paulo, estão fazendo uma campanha de coleta de sangue para animais. A atitude serve para abastecer o estoque de sangue veterinário para futuras transfusões que podem salvar os animais. Doações podem ser feitas até esta sexta-feira (12), em Santos.
A coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Unimonte, Tatiana Carvalho, diz que estoques precisam de doações. “Não tem estoque no banco veterinário que abasteça a região. É uma campanha para a conscientização. Para as pessoas que possuem cachorro grande, saudável, entenderam a importância de levar esses animais para doar sangue”, disse a coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Unimonte, Tatiana Carvalho.
A coleta de sangue acontece no laboratório de curso de medicina veterinária de Santos. Para doar sangue, o animal tem que pesar acima de 25 quilos, ter entre um e oito anos de idade, estar vermifugado, ter todas as vacinas em dia e, se for fêmea, não pode estar prenha.
Muitas pessoas têm ajudado na ação. A técnica de enfermagem Estela Santana de Souza veio de Praia Grande e trouxe a cadela Quiara para doar sangue. “É a primeira vez que ela vem doar sangue. Eu acho inovador, muito interessante”, falou ela.
A balconista Raíla Dornelas de Oliveira trouxe Dara, da raça pastor alemão. Antes de fazer a coleta, Dara foi para a balança e, infelizmente, não pôde doar sangue. “Eu queria muito que tivesse dado para ela fazer doação. Infelizmente, ela ficou abaixo do peso. Se o pessoal ficar sabendo e puder trazer, vai ser muito interessante porque os cachorros precisam de doação de sangue. O pessoal acha que não mas é muito importante essa iniciativa”, disse.
O aposentado José Carlos de Carvalho levou a cadela Matilda. Ela é a da raça São Bernardo e ficou bem a vontade na hora de coletar o sangue. O tutor ficou cheio de orgulho. “A gente já precisou. Então, agora a gente faz a nossa parte de ajudar um pouco também para permitir que outras pessoas possam ter seus animais curados e possam conviver com eles”, falou.
Depois da doação, o animal ainda fez uma série de exames. A avaliação é obrigatória para que o animal que vai receber o sangue não corra nenhum risco. “Além disso, o animal que vai estar doando vai estar ganhando porque vai saber se ele tem alguma doença, vai estar fazendo todo o tipo de exame. Vai estar ganhando uma medalhinha também e uns petiscos”, explicou a estudante Maiara Costa.
A campanha acontece até esta sexta-feira (12), entre às 9h e às 12h. A coleta é feita no Laboratório 3 da Unimonte, no bloco 1 do campus Vila Mathuias, que fica na rua Comendador Martins, 52, em Santos.

Você viu?

Ir para o topo