Corpo de baleia encontrada morta é removido da Praia de Campo Bom


Baleia foi removida nesta terça-feira (Foto: APA da Baleia Franca/Divulgação)
Baleia foi removida nesta terça-feira (Foto: APA da Baleia Franca/Divulgação)

O corpo de uma baleia da espécie Jubarte, encontrada morta no fim da tarde de segunda-feira (8) na Praia de Campo Bom, em Jaguaruna, no Sul do estado, foi removido e enterrado nesta terça-feira (9). Especialistas levantaram hipóteses mas não confirmaram a causa da morte.

A ONG Projeto Baleia Franca atuou juntamente com a Polícia Ambiental, Prefeitura de Jaguaruna, Universidade Do Estado de Santa Catarina (UDESC) e a Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) no trabalho de coleta de material e remoção do corpo.

De acordo com Karina Groch, bióloga e diretora do Projeto Baleia Franca, o animal era jovem, media quase 10 metros e provavelmente estava em processo migratório para o Litoral Sul da Bahia, região onde a espécie costuma migrar nesta época do ano para se reproduzir.

A principal hipótese apontada pela bióloga, é de que o animal teria morrido após se enroscar nas redes de pesca que estavam posicionadas nas imediações. Karina também acrescentou que foi realizado um procedimento padrão de limpeza do local e que a praia está liberada para banho.

Monitoramento de espécies marinhas

As regiões monitoradas pela Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, possuem protocolos de monitoramento e procedimentos em caso de encalhe e morte de animais. A entidade atende casos de todos os tipos de espécies marinhas, como leões marinhos, pinguins, golfinhos e baleias, por exemplo.

“É importante que a população avise as autoridades imediatamente em caso de encalhe de animais marinhos” alerta a diretora do Projeto Baleia Franca. A instituição tem mais de 33 anos de atuação e é responsável por monitorar e recuperar as populações das baleias francas na costa brasileira.

Fonte: G1


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

RECOMEÇO

CONSCIÊNCIA

DESAMPARO

COVARDIA

APOIO COLETIVO

CONSCIENTIZAÇÃO

MISSÃO

SÃO SEBASTIÃO (SP)

DEMANDA CRESCENTE


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>