EnglishEspañolPortuguês

Corpo de baleia encontrada morta é removido da Praia de Campo Bom

12 de junho de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Baleia foi removida nesta terça-feira (Foto: APA da Baleia Franca/Divulgação)
Baleia foi removida nesta terça-feira (Foto: APA da Baleia Franca/Divulgação)

O corpo de uma baleia da espécie Jubarte, encontrada morta no fim da tarde de segunda-feira (8) na Praia de Campo Bom, em Jaguaruna, no Sul do estado, foi removido e enterrado nesta terça-feira (9). Especialistas levantaram hipóteses mas não confirmaram a causa da morte.
A ONG Projeto Baleia Franca atuou juntamente com a Polícia Ambiental, Prefeitura de Jaguaruna, Universidade Do Estado de Santa Catarina (UDESC) e a Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) no trabalho de coleta de material e remoção do corpo.
De acordo com Karina Groch, bióloga e diretora do Projeto Baleia Franca, o animal era jovem, media quase 10 metros e provavelmente estava em processo migratório para o Litoral Sul da Bahia, região onde a espécie costuma migrar nesta época do ano para se reproduzir.
A principal hipótese apontada pela bióloga, é de que o animal teria morrido após se enroscar nas redes de pesca que estavam posicionadas nas imediações. Karina também acrescentou que foi realizado um procedimento padrão de limpeza do local e que a praia está liberada para banho.
Monitoramento de espécies marinhas
As regiões monitoradas pela Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, possuem protocolos de monitoramento e procedimentos em caso de encalhe e morte de animais. A entidade atende casos de todos os tipos de espécies marinhas, como leões marinhos, pinguins, golfinhos e baleias, por exemplo.
“É importante que a população avise as autoridades imediatamente em caso de encalhe de animais marinhos” alerta a diretora do Projeto Baleia Franca. A instituição tem mais de 33 anos de atuação e é responsável por monitorar e recuperar as populações das baleias francas na costa brasileira.
Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo