EnglishEspañolPortuguês

Saiba como proceder ao encontrar um pinguim vivo na orla

11 de junho de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Todos os anos entre o Outono e o Inverno inúmeros pinguins se dispersam de suas colônias reprodutivas e se deslocam para o Norte em busca de alimento. Muitos deles chegam exaustos ao Litoral Sul do país. Outros acabam interagindo com atividades humanas, como a pesca ou se contaminando com petróleo ou seus derivados no próprio oceano. Nesse sentido, os Bombeiros Voluntários de Jaguaruna afirmam que é importante que a população compreenda e saiba discernir quais animais precisam ser retirados do ambiente natural e quais não precisam.
Segundo o comando operacional dos bombeiros, o animal só deve ser retirado da praia se apresentar algum dano possivelmente causado por ação antrópica: lesões externas, vestígios de óleo na plumagem, ou os presos em redes de pesca. Caso contrário, não se deve interferir no ciclo de vida do animal e no processo de seleção natural.
“Nas últimas semanas as pessoas têm trazido até o nosso quartel pinguins que encontram na orla, animais sem ferimentos e que provavelmente estariam descansando para retornar ao mar depois. Vale reforçar que nestes casos não deve ser retirado o animal da praia, devendo deixá-lo na condição que está. Os animais trazidos até nossa corporação são devolvidos ao ambiente natural pelos nossos homens”, ressalta o comandante da corporação, Ugo Leonardo Medeiros.
Se você encontrar um animal destes vivo é importante seguir algumas recomendações
– Manter distância mínima de cinco metros e evitar aglomerações em volta do animal, pois isto causa grande estresse;
– Nunca alimentá-los;
– Jamais tentar recolocar um animal de volta ao mar;
– Nunca tentar retirá-los da praia ou transportá-los sem avaliação de profissionais qualificados (biólogos e veterinários) em fauna marinha;
– Jamais levá-los para sua residência;
– Respeitar a rotina de vida das espécies que utilizam a praia para descanso.
Em caso de dúvidas a população pode entrar em contato com a Polícia Militar Ambiental de Laguna através do telefone 48 3644-1082.
Fonte: Engleplus

Você viu?

Ir para o topo