EnglishEspañolPortuguês

Arara-azul sai da lista de animais ameaçados

9 de junho de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Após 25 anos de parceria, a Toyota e a bióloga Neiva Guedes, coordenadora do Projeto Arara Azul, puderam comemorar uma saborosa vitória, no início do ano: a ave finalmente deixou a lista de espécies ameaçadas de extinção. A parceria, que começou com a doação de um tradicional jipe Bandeirante, em 1990, porém, prossegue.“Quando o animal sai da lista, diminui bastante a vigilância”, afirma Ricardo Bastos, presidente da Fundação Toyota.
A arara-azul foi incluída na lista de ameaçados após uma redução para apenas 1,5 mil pássaros, no final dos anos 1980, devido ao desmatamento e ao comércio ilegal da fauna local. Especialistas estimam que hoje exista cerca de cinco mil dessas aves na região do Pantanal, fator que motivou a mudança de status. O apoio da empresa à missão da bióloga foi ampliado em 2009, com a criação da Fundação Toyota. Com a ajuda da montadora japonesa, Neiva conta hoje com uma sede e biólogos, além das caminhonetes cedidas ao projeto.
A equipe monitora cerca de três mil aves, em 57 fazendas da região, e desenvolve novas estratégias para ampliar os recursos. Em um dos projetos, por exemplo, pessoas interessadas podem doar uma quantia para a construção de ninhos artificiais que ajudam a reprodução da espécie. Para Bastos, o sucesso da parceria é explicado pela apresentação de indicadores claros por parte da bióloga e da visão de longo prazo da montadora. “Não é apenas uma questão de recursos. O mais importante é definir uma estratégia”, afirma o executivo da Fundação Toyota. “Voltamos a nossa atenção para uma só direção.”
Fonte: Isto É Dinheiro

Você viu?

Ir para o topo