EnglishEspañolPortuguês

Amigos usam rede social para achar e ajudar animais em situação de risco

8 de junho de 2015
3 min. de leitura
A-
A+

Foto: Thaís Carneiro / Arquivo pessoal
Foto: Thaís Carneiro / Arquivo pessoal

Um grupo de oito moradores de Piracicaba (SP) usa a rede social para encontrar e ajudar animais abandonados na região. O caso mais recente é o de 15 cães que ficam no sítio de um idoso, presos por uma corrente e quase sem se alimentar. Os “socorristas” souberam do caso pela internet.
“Quando fomos visitá-lo, o homem disse que teve que dividir o único arroz que ele tinha na panela com os animais e que não tinha mais o que dar para eles”, relatou a jovem Thaís Helena Carneiro, de 19 anos, uma das responsáveis pela iniciativa.
Ela e outros sete amigos socorrem animais que estão abandonados na rua. A ideia surgiu no início do ano passado quando ela encontrou um cão abandonado e judiado na periferia de Piracicaba.
“O cachorro estava muito magro e só chorava. Eu resgatei ele e coloquei na rede social, foi então que descobri que ele tinha dona. E olha só que coincidência, a dona dele tinha ajudado meu namorado um ano antes, quando a gasolina do carro dele acabou. Só depois descobri que o cachorro era dela”, contou Thaís.
Adeptos
Grupo arrecada comida para cães abandonados (Foto: Thaís Carneiro / Arquivo pessoal)
Grupo arrecada comida para cães abandonados
(Foto: Thaís Carneiro / Arquivo pessoal)

A iniciativa de ajudar cachorros abandonados contagiou outros apaixonados por animais. E quando souberam da disposição em ajudar, as notícias começaram a chegar. “As pessoas ficam sabendo que tem algum animal abandonado, entram em contato com a gente pela rede social para avisar e a gente vai até o local para verificar a situação e ver como a gente pode ajudar”, relatou o empresário Lázaro Laurindo Pereira, de 29 anos.
Ele, que sempre adorou cachorro, não tem mais como recolher animais em casa por já ter sete, mas encontrou no grupo uma maneira de ajudá-los. “Se uma cachorra deu cria, a gente leva ao veterinário, dá vacinas, leva comida e tenta encontrar um dono. Para arcar com as despesas, a gente pede doação, pede desconto nas lojas, é bem complicado, mas quem se comove sempre ajuda”, relatou Pereira.
Atualmente, ele está empenhado em capturar oito filhotes de uma cachorra que estão dentro de uma usina em Capivari (SP). A cadela deu cria e os filhotes fogem para um cano quando alguém se aproxima. “Eu vou cedo até lá para levar ração para eles, levo comida, leite. Mas para poder ajudá-los mais e até encontrar um dono para eles, agora precisamos conseguir capturá-los”, falou.
ONG
A ideia do grupo é criar uma ONG para acolher animais abandonados em Santa Maria da Serra (SP), terra onde o idoso ‘divide o arroz com os animais’. “Nosso projeto é fazer abrigo lá porque já tem um terreno e um local apropriado. Aqui em Piracicaba tem muita gente que não pega mais, está saturado”, falou Thaís. O projeto ainda não tem data para ser colocado em prática.
Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo