EnglishEspañolPortuguês

Lince percorre 500 quilômetros e regressa, sozinho, a Portugal

7 de junho de 2015
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Animal foi solto no meio de Espanha. Nos últimos 6 meses atravessou montes, estradas e até um rio (a nado). Sem pedir boleia, no final de maio chegou ao Alentejo.

Uma longa viagem de perto de 500 quilômetros trouxe mais um lince ibérico para Portugal. Desta vez o animal da espécie em vias de extinção não foi solto pelo Homem no Alentejo, como tem acontecido desde o final do ano passado em Mértola: veio sozinho e até atravessou a fronteira a nado pelo rio Guadiana.

O percurso que começou no final de 2014, logo depois da libertação perto de Toledo, é contado no site do projeto “Iberlince” que tenta salvar a espécie da extinção. Os especialistas dizem que, além de curiosa, a história revela a resistência dos linces e a capacidade que têm para se espalharem por várias zonas da Península Ibérica.

O animal que regressou a Portugal chama-se Kahn e é um macho nascido no Centro de Reprodução do Lince Ibérico em Silves. Foi solto em novembro, no centro de Espanha, ao lado do irmão, Kentaro, que, noutra longa viagem, seguiu para Nordeste e já está perto dos Pirenéus.

Kahn, pelo contrário, seguiu na direção oposta. O GPS que tem na coleira permitiu aos técnicos acompanhar o percurso e revelar que andou pelo Parque Nacional de Cabañeros, uma parte da região de Castilha-La Mancha e atravessou toda a Estremadura espanhola. Pelo meio, ainda em Espanha, passou pelo Tejo e no final de maio cruzou, a nado, o rio Guadiana. Ao tocar na outra margem chegou a Portugal.

Os responsáveis do projeto “Iberlince” explicam que Kahn anda agora perto da barragem de Alqueva. Com este migrante, este é o décimo lince livre em Portugal. Os outros foram soltos nos últimos meses perto de Mértola, pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) que já confirmou, à TSF, a presença, no Alentejo, do novo habitante.

*Esta notícia foi escrita, originalmente, em português europeu e foi mantida em seus padrões linguísticos e ortográficos, em respeito a nossos leitores.

Fonte: TSF Rádio Notícias

Você viu?

Ir para o topo