EnglishEspañolPortuguês

Santa Catarina tem seu primeiro Bazar Vegano

4 de junho de 2015
3 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

bazar

Dentro de um mês, Florianópolis proporcionará um evento com entrada franca, que tem como princípio a miscigenação dos movimentos sociais, reconhecendo as interligações entre diversas causas. Estamos falando do primeiro evento no país em assumir muitas posturas éticas sobre a questão dos animais, onde além de ser um bazar sem componentes de origem animal e de itens não testados em animais, também não promove o uso de transgênicos, sal e açúcar refinados, glutamato monossódico, gordura hidrogenada, frituras, excessos de farinhas brancas refinadas nas composições, refrigerantes, comercialização de produtos acompanhados de embalagens de isopor, entre outros itens que não agregam a causa, buscando o máximo possível do ideal integral e orgânico, com acesso justo. Um reconhecimento que atrai respeito por “outros segmentos” sociais que agora estão passando a respeitar e querer entender mais a questão de direitos animais. É um evento cooperativo entre pequenos produtores da região, cozinheiro(a)s, artesã(o)s, permacultora(e)s, cooperativas e artistas por uma economia mais solidária, reunindo institutos, ONGs e ativistas independentes que trabalham voluntariamente em defesa dos direitos animais humanos e não humanos.
A programação inclui oficinas de mandalas, mosaicos, compostagem libertária, e rodas de bate papo com diversos representantes e atuantes de movimentos sociais, com muita informação sobre Direitos Animais (humanos e não humanos), Feminismo, Movimento Negro, Permacultura, Mobilidade Urbana, Nutrição, entre outros, numa abrangência mais holística, sem perder todo viés abolicionista, que visa a abolição da exploração de qualquer animal, seja ele humano ou não humano, promovendo todo esse reconhecimento agregador, de aprendizado mútuo, fortalecendo caminhos que visam a cooperação, desestimulando competições. Também será o primeiro Bazar Vegano do país a coletar e tratar dos resíduos do evento.
Não poderia faltar adoção consciente para cães e gatos vacinados e castrados pelo Instituto É o Bicho, Brechó, Canto das Dádivas (espaço de gratidão e gratuidade para se pegar ou deixar objetos), uma Tenda Orgânica com frutas e vegetais crus e um pequeno, mas acolhedor estacionamento para bicicletas. O evento também disponibilizará “água grátis” para quem estiver com sede, por assumir que a água não é mercadoria. Leve a sua caneca!
Tudo isso com uma organização autogestionada, feita por pessoas comuns, ou seja, independente e autônoma, sem patrocínio de instituição, empresa, religião ou governo. A organização aproveita para fazer um convite a todxs que quiserem cooperar como equipe expositora. Espaços estão sendo alocados a valores justos para cobrir todas as despesas do evento, tornando isso tudo possível em bases cooperativas. Valores promocionais foram mantidos para inscrições colaborativas que não utilizem energia elétrica, até terça, dia 23 desse mês de junho, caso ainda sobre vagas pois mais da metade dos espaços para expositores já estão preenchidos. E a 30 dias do evento já são quase duas mil pessoas espontaneamente confirmadas pelo Facebook, sem nenhum anúncio pago.
Quem sentir o chamado de se representar em um stand, poderá enviar um email para [email protected] e em breve receberá os arquivos para leitura sobre os princípios desse 1º Bazar Vegano de Florianópolis, junto à ficha de inscrição colaborativa a ser preenchida e devolvida, o quanto antes, para conclusão do cadastro de participação.
O molde desse evento é aberto para ser copiado a vontade e lapidado para atender a pequenas iniciativas que não visam competição, nem grandes interesses empresariais.
Confirme a sua presença caso possa e queira comparecer:
Evento Público no Facebook
Contato para Equipes Expositoras:  [email protected]
Curta a Página no Facebook
Evento
Data: 4/7, sábado
Horário Aberto ao Público: das 12h12 às 21h21
Valor: Entrada Franca
Local: Salão da SAL (Sociedade Amigos da Lagoa)
Endereço: Rua Henrique Veras do Nascimento, 350 – Lagoa da Conceição – Florianópolis-SC

Você viu?

Ir para o topo