EnglishEspañolPortuguês

Ativistas fazem pinturas nas ruas para conscientizar população para a matança de aves em podas de árvores

2 de junho de 2015
4 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Artistas e defensores de pássaros fizeram uma interação urbana para alertar sobre mortes de pássaros. Foto: Reprodução
Artistas e defensores de pássaros fizeram uma interação urbana para alertar sobre mortes de pássaros. Foto: Reprodução

Com punhados de giz colorido e moldes no formato de aves, artistas e defensores de pássaros de Oakland, na Califórnia (EUA), foram às calçadas com uma intervenção artística urbana para tentar evitar que se repita um evento horrível que ocorreu no ano passado. As informações são do Mother Nature Network.
A cada primavera, entusiastas e amantes de pássaros e da natureza lembram às pessoas quanto a evitar podar árvores, ou para que fiquem muito alertas quando árvores tiverem de ser cortadas, pois as aves sobretudo da espécie “black-crowned night herons” costumam permanecer no alto e fazer ninhos no local. Infelizmente, nem todos prestam atenção a esse fato ou se preocupam com isso, incluindo o Serviço Postal dos Estados Unidos.
Conforme reportagem do San Francisco Gate, funcionários do posto do centro da cidade mandaram podar árvores da região recentemente pois as aves que tinham ninhos estariam defecando sobre os caminhões do correio. De acordo com testemunhas, isso resultou em um massacre com pássaros e penas pelo chão, acabando com os ninhos e com os bebês que neles estavam. Moradores desesperados protestaram na rua e chamaram a polícia, que ordenou que os podadores parassem.
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Apesar de nenhum filhote ter realmente ingerido as serragens da máquina de poda, cinco ficaram feridos após ter caído do alto das árvores. Eles foram levados à ONG International Bird Rescue para cuidados e reabilitação. O incidente causou revolta e foi noticiado até mesmo pelo New York Times.
Os moradores de Oakland ficaram horrorizados ao testemunhar as cenas, e neste ano eles estão fazendo um esforço para aumentar a conscientização sobre os black-crowned night herons e os seus hábitos de nidificação – e estão fazendo isso com um toque artístico. Este vídeo mostra a ação das pessoas:

Oakland Herons Art Flash Mob from Golden Gate Audubon Society on Vimeo.
Segundo o Golden Gate Audubon, “Cerca de doze artistas desceram a 13th Avenue e a Alice Streets assim que amanheceu na última sexta-feira para criar os desenhos. Enquanto as árvores vibravam em seus topos com constantes silvos e grasnados, as calçadas enchiam-se de belas imagens coloridas de pássaros”.
As aves black-crowned night herons começaram a fazer ninhos no centro de apenas há alguns anos atrás. Eles costumavam fazê-los nas proximidades do santuário de pássaros Lake Merritt, mas teriam supostamente se mudado para a cidade devido ao crescimento da população de outra espécie de aves no local, ou porque preferiram as frondosas figueiras que se alinham nas ruas do centro, ou uma combinação desses e outros fatores, como a intervenção humana.
De qualquer forma, este é um exemplo dos fatores que atuam sobre as espécies ao longo da baía. Apesar de ainda não serem considerados ameaçados de extinção, os herons têm enfrentado um rápido declínio com a perda de habitat. Porém, eles são amados por boa parte dos residentes da cidade, mesmo com o barulho e a confusão que provocam durante a estação de nidificação.
Atualmente, o centro de Oakland é lar de mais de 45 ninhos de black-crowned night herons, bem como de garças nevadas. A intervenção artística urbana está  tentando fazer com que os moradores entendam que os seus vizinhos de penas são parte importante do ecossistema. Para isso, pedem apenas que se evite cortar ou podar árvores no local, e que se mantenham as motosserras trancadas até o inverno.
Nota da Redação: A destruição de ninhos e a morte de aves é problema comum em podas e cortes de árvores, mais grave e imensurável nos momentos de desmatamento em massa. Portanto não só em Oakland, com esta espécie, mas em todo o mundo e com incontáveis espécies. Esse é mais um fato para o qual os seres humanos parecem continuar não se atentando.

Você viu?

Ir para o topo