EnglishEspañolPortuguês

Pato-mergulhão é uma das dez aves aquáticas mais ameaçadas do mundo

1 de junho de 2015
1 min. de leitura
A-
A+

Pato Mergulhão (Foto: Chico Escolano/TG)
Pato Mergulhão (Foto: Chico Escolano/TG)

O pato-mergulhão (Mergus octosetaceus) está entre as dez aves aquáticas mais ameaçadas do Planeta. Levantamento recente da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês) estima que existam cerca de 250 indivíduos no mundo. Criticamente em perigo, a espécie pode desaparecer se não forem preservadas as condições naturais mínimas para sua sobrevivência.
Tímido e arredio à presença humana, o pato-mergulhão padece da escassez de rios límpidos, fartos em peixes pequenos e com margens protegidas por vegetação. Sem essas condições, a ave de pouco mais de 50 centímetros tende a se transformar em mais uma lenda entre os animais extintos pela degradação do hábitat.
O pato de corpo delgado, cinza-amarronzado, de penas verde-metálicas na cabeça e no pescoço e reconhecido pelo indefectível penacho na nuca, foi descrito pela primeira vez em 1817. No Brasil, era encontrado nos estados de Minas Gerais, Goiás, Bahia, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Atualmente, as pequenas populações confirmadas estão em áreas isoladas de Minas, Goiás e no Tocantins.
Uma vez ao ano, a fêmea bota e incuba até oito ovos que eclodem, em média, aos 32 dias. O ninho é feito em oco de árvore ou em barranco de terra ou rocha.
Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo