EnglishEspañolPortuguês

Nova Zelândia reconhece os animais como seres sencientes

16 de maio de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Nova Zelândia acaba de dar um enorme passo em direção ao bem-estar animal, reconhecendo-os legalmente como seres sencientes.
A nova lei estabelece oficialmente que os animais, assim como os seres humanos, são criaturas capazes de perceber e sentir coisas.
“Dizer que os animais são sensíveis, significa afirmar explicitamente que podem viver emoções sejam positivas que negativas, como dor e angústia”, disse Virginia Williams, do Animal Ethics Advisory. “Este importantíssimo reconhecimento marca um outro passo na luta pelo bem-estar animal”.
A lei, explica Animal Equality , proíbe a utilização de animais para testar produtos cosméticos e também fornece um sistema de classificação de punições mais ou menos grave, dando aos inspetores que monitoram o bem-estar animal, a oportunidade de apresentar relatórios de conformidade ou não com a lei.
“Que os animais têm emoções semelhantes às nossas, vemos todos os dias. Eles vivem a ansiedade da separação e demonstram sofrimento. E esse é um sentimento quase humano. A mesma coisa acontece quando vemos animais mal tratados. Eles sofrem muito…o que pode ser visto em seus olhos. É realmente muito triste”, acrescentou a diretora do Nelson SPCA – o ente de proteção animal neozelandesa.
A lei é uma ferramenta que proporciona uma maior clareza, transparência e uma melhor aplicabilidade das leis para o bem-estar animal. E é apenas um dos últimos atos em favor dos animais naquele país que, em 2012 se juntou à Austrália contra a caça às baleias.
“A percepção do bem-estar animal está mudando rapidamente e muitas práticas antes consideradas normais, fossem para os animais de estimação fossem para os de criação para abate, já não são mais aceitáveis ou toleradas.
A lei está em consonância com a mudança de atitude da nossa nação sobre o estado dos animais na sociedade”, disse o presidente da Associação de Veterinários da Nova Zelândia, Dr. Steve Merchant.
Fonte: GreenMe

Você viu?

Ir para o topo