EnglishEspañolPortuguês

Salmões são transportados para outros rios via caminhões tanque devido à seca na Califórnia

27 de maio de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

(da Redaçã0)

Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock

A Califórnia (EUA) passa por uma seca grave e sem precedentes, e nesse mês o árido estado anunciou o seu maior “fish-lift” (“transporte de peixes”) de todos os tempos. As informações são do Ecorazzi.
Agências de vida selvagem estaduais e federais têm trabalhado em conjunto para transportar uma nova geração de salmões via caminhão tanque da Baía de San Francisco. Devido à seca, rios e córregos tornaram-se muito superficiais ou muito quentes para os salmões nadarem e sobreviverem à jornada para o Oceano Pacífico.
Mais de 80 quilômetros do Rio San Joaquin se secaram, uma faixa de água que tem sido usada pelos salmões para a desova.
“É enorme”, disse Stafford Lehr, autoridade na área, ao Associated Press. “Há um esforço massivo do estado em diversas frentes. Nós estamos caminhando para uma seca como nunca houve. Estamos sendo forçados a tomar medidas extremas”.
O transporte de salmões tem sido feito desde fevereiro, com caminhões tanque de 35.000 galões sendo usados para levar os animais em uma viagem de 90 minutos de centros de incubação até o oceano, via estrada. Todas as cinco maiores incubadoras do governo em Central Valley irão soltar os jovens salmões diretamente na baía ao invés do soltá-los no rio, onde eles certamente irão morrer.
A seca da California está em seu quarto ano, com o uso de água sob diversas restrições. Segundo a reportagem, no mês passado, mais de 12 milhões des árvores sucumbiram à seca, enquanto o estado começa a tocar em reservas pré-históricas para tentar obter alguma água doce.
Nota da Redação:  Apesar do esforço das autoridades norte-americanas em transportar populações de salmão para salvá-los, o intuito desta operação é meramente comercial. Bilhões de peixes e outros animais, marinhos ou não, estão sofrendo efeitos da seca e morrendo sem serem ajudados não só nos EUA como no mundo todo, que passa por consequências das alterações climáticas sem volta provocadas pelo homem, incalculavelmente agravadas pela indústria da carne de animais para consumo humano.

Você viu?

Ir para o topo