EnglishEspañolPortuguês

Domesticação do cão aconteceu há mais de 27.000 anos, aponta estudo

25 de maio de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A domesticação do cão começou muito antes do que se acredita e teria acontecido há mais de 27.000 anos, segundo a análise genética de um fragmento de um maxilar de um lobo siberiano com 35.000 anos.
Assim, os seres humanos teriam domesticado os cães há algo entre 27.000 e 40.000 anos, afirmam cientistas suecos, cujo trabalho foi publicado na revista Current Biology.
Estimativas anteriores com base em análises de ADN sugerem que os ancestrais comuns dos cães modernos haviam divergido dos lobos há 16.000 anos, após a última idade do gelo.
A análise genômica deste fragmento de maxilar, cuja datação de radiocarbono indica 35.000 anos, revela que este cão lobo de Taimyr representa o mais recente ancestral comum dos lobos e cães modernos.
Assim, “os cães podem ter sido domesticados muito antes do que geralmente se pensa”, observa Love Dalen, do Museu Sueco de História Natural, um dos principais autores desta pesquisa.
Segundo ele, “a única outra explicação seria uma grande divergência ocorrida entre duas populações de lobos nesse período e que uma delas deu origem a toda a linha de lobos modernos”, explica o cientista.
Mas, acrescenta, esta hipótese é menos provável, dado que isso implicaria a extinção da outra população de lobos em estado selvagem.
Análises de ADN também mostram que os cães husky que vivem actualmente na Sibéria e Gronelândia têm um número elevado de genes comuns aos do cão lobo de Taimyr.
Estes últimos «viveram apenas alguns milhares de anos após o desaparecimento dos neandertais na Europa e do aparecimento dos humanos modernos na Europa e na Ásia», observam os pesquisadores.
*Esta notícia foi escrita, originalmente, em português europeu e foi mantida em seus padrões linguísticos e ortográficos, em respeito a nossos leitores.
Fonte: Diário Digital

Você viu?

Ir para o topo