EnglishEspañolPortuguês

Castramóvel atende animais dos moradores do Bonfim (BA)

20 de maio de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Foto: Divulgação/Agecom
Foto: Divulgação/Agecom

O Castramóvel, serviço itinerante de castração animal, irá atender os moradores do bairro do Bonfim até o dia 28 de maio. Aqueles que quiserem esterelizar cães e gatos deverão se dirigir ao Centro de Tratamento Mental Álvaro Rubin Pinho, localizado na Rua Augusto de Campos Mendonça, onde o Castramóvel está estacionado. O serviço é gratuito e será realizado de segunda à quinta-feira, das 8 às 12h.
Para realizar o procedimento cirúrgico, o tutor do animal deverá apresentar originais e cópias dos seguintes documentos: cartão do Serviço Único de Saúde (SUS), cartão de vacinação do animal e comprovante de residência. Os animais devem pesar acima de 1 kg, ter entre oito meses e cinco anos e apresentar boa condição de saúde.
As fêmeas que forem submetidas à castração não podem estar no período gestacional. No local, será feita uma avaliação nutricional do cão ou gato para avaliar se há condições de realizar o procedimento.
“Um dos objetivos é realizar o controle do crescimento desordenado da população animal no município. O procedimento também é importante para a saúde do bicho, além de combater a transmissão de doenças aos humanos”, explica o médico veterinário e chefe do setor de vigilância Contra a Raiva do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Aroldo Carneiro.
Além do Castramóvel, os tutores de cães e gatos podem realizar a cirurgia gratuita durante todo o ano por meio de convênio com a Clínica Animal, em Amaralina. Para isso, basta ligar para os telefones 156 ou 160, onde o tutor receberá informações para habilitação do serviço e será encaminhado para uma das 27 unidades de saúde veterinária que realizam o procedimento gratuito. No posto, a castração será agendada, diante da apresentação do cartão do SUS e da cartão de vacinação do animal.
Este ano a Prefeitura já realizou mais de 2.700 cirurgias. A estimativa é que até dezembro o número de animais castrados na capital chegue a 10 mil. A partir de 1º de junho, será a vez dos moradores de Mussurunga receberem o Castramóvel.
Fonte: Correio

Você viu?

Ir para o topo