EnglishEspañolPortuguês

Jogos e cartilhas infantis promovem os direitos animais

19 de maio de 2015
7 min. de leitura
A-
A+

Por Fátima Chuecco (da Redação)

3

A ANDA abre espaço para uma série de reportagens que abordará a proteção animal na infância, pois, é nessa fase que boa parte de nossa personalidade se forma. Muitas das experiências que temos quando crianças nos marcam para o resto da vida. Aliás, é lá na infância que muitos ativistas começaram a abraçar a causa animal mesmo sem se dar conta disso. Por isso, alimentar as crianças com atividades, livros, filmes e tudo o que possa motivar o amor e respeito aos animais é essencial para um futuro em que a natureza seja protegida e os bichos fiquem livres da escravidão.
Educadores com visão futurística percebem o quanto é importante falar de meio ambiente englobando tudo que está em torno da criança e não só de rios, praias e florestas, como se a natureza só existisse distante dela ou só onde ela passa as férias. A Educação Ambiental moderna entende que a criança precisa ser motivada a respeitar a borboleta que pousa em seu quintal, as árvores das calçadas, os passarinhos que moram na cidade e os cães e gatos que vê na rua. Tudo faz parte da natureza: nós, as águas, as florestas, os demais animais… tudo. Ensinar a preservar apenas rios e florestas é ensinar pela metade porque grande parte das criaturas nasce e cresce nas grandes cidades.
Essa série vai mostrar iniciativas que trabalham proteção animal com crianças em escolas, comunidades ou eventos. Haverá dicas de livros e filmes que podem sensibilizar as crianças nesse sentido. Aliás, quantos de nós não tiveram esse “despertar para a causa animal” a partir de algum filme ou livro onde um bichinho era o protagonista?
Como vemos pelas notícias, há um crescente número de pessoas se envolvendo com a causa animal ou, pelo menos, prestando ajuda a animais eventualmente. Chovem denúncias e resgates. São pessoas de várias idades e profissões, além de policiais e bombeiros que têm socorrido animais em situações extremas como nunca víamos acontecer anos atrás. São manifestações pelos direitos animais em toda parte do planeta. No entanto, vai depender das gerações futuras a criação de leis, de posturas e de uma nova visão. Que essa nova série da ANDA inspire a todos (educadores, pais, avós, tios, protetores e simpatizantes da causa) a envolver as crianças numa atmosfera de comunhão com a natureza e respeito aos animais, afinal, uma coisa não é possível sem a outra!
Capítulo Cinco
Jogos e cartilhas infantis promovem direitos animais
O Projeto Ulinha, filhote da ULA – União Libertária Animal (grupo abolicionista de Educação em Direitos Animais da Zona Oeste do Rio de Janeiro), investe na criação e divulgação de materiais didáticos que promovem os direitos animais. São cartilhas e livretos educadores, além de jogos infantis como o “Vida Animal” que consiste de um tabuleiro com formato de corrida e em cujo trajeto vão sendo apresentados vários temas ligados à causa animal. Nesse jogo os animais são apresentados como indivíduos com interesses próprios que devem ser respeitados e protegidos.

5

“Ao longo dessa jornada pelo tabuleiro, os participantes são desafiados a questionar como nossas escolhas interferem na vida dos animais. A venda dos jogos e outros produtos como camisetas nos possibilitam ajudar diretamente animais resgatados, castrando e encaminhando para adoção”, comenta a publicitária Gracielle da Silva Queiroz, fundadora e coordenadora da ULA.
Ela explica que o Projeto Ulinha visa o desenvolvimento e aplicação de soluções educativas inovadoras que estimulem nas crianças o respeito aos animais. Foi criado em 2010 junto com a Cartilha Animal Educativa indicada para crianças de 5 a 10 anos de idade. Desenvolvida pela própria Gracielle e pela educadora Daniele de Miranda (também fundadora da ULA), possui passatempos, curiosidades, desenhos para pintar e conteúdo divertido, investigativo e questionador, abordando os seguintes temas sobre a relação dos humanos com os bichos: diversão sem sofrimento animal, carroça não é legal, animais livres e longe das gaiolas, como cuidar bem de cães e gatos e como ser um defensor de animais.

1

“Desde 2010 produzimos e distribuímos de forma independente mais de 2 mil cartilhas e ano passado conseguimos, numa campanha colaborativa, produzir mais mil cartilhas. Isso tudo nos ajuda a fazer com que mais cartilhas cheguem as mãos das crianças, semeando e multiplicando a mensagem dos direitos animais”, diz Gracielle. A Cartilha pode ser vista neste link. 
Ações em escolas

6

O Projeto Ulinha promove ainda ações em escolas, ONGs, creches, igrejas e comunidades por meio de convite dos interessados em suas ações educativas junto às crianças. Nessas ocasiões é feita distribuição gratuita da Cartilha Animal, exibição do filme “Fulaninho – O cão que ninguém queria (do Instituto Nina Rosa) e realizadas atividades lúdicas como oficina de desenho e contação de histórias. “Mais de 500 crianças já participaram diretamente de nossas ações. Atualmente nosso foco é desenvolver esses materiais de apoio para que ativistas, pais e professores tenham meios para promover os direitos animais para crianças da melhor forma possível”, explica Gracielle.
Outra atividade realizada pelo Projeto Ulinha foi levar crianças para visitar o Santuário das Fadas que fica em Itaipava (RJ). Lá puderam ver animais resgatados e tratados com muito amor como o caso da porquinha Mag, que foi amadrinhada pela ULA, e vacas e seus bezerros, cavalos, cães e gatos.

2

7

A ULA não tem sede nem associados ou doações mensais. Funciona com voluntários e a manutenção financeira é obtida com a venda de produtos. Além dos jogos e Cartilha Animal, o Ulinha tem cinco livretos traduzidos da ONG internacional PETA (People for the Ethical Treatment of Animals): Vida de Vaca, Vida de Galinha, Vida de Peixe, Vida de Rato e Vida de Cachorro que podem ser baixados pelo site. A ULA tem também um canal no You Tube com vários vídeos de direitos animais para crianças.
Crianças salvam gatinho
No primeiro episódio dessa série foi abordado o trabalho da ONG MICA – Movimento Infanto-juvenil Crescendo com Arteque, junto com o Marcelinho Protetor, que atua com crianças da Comunidade do Sapo (SP). Uma das atividades propostas pelo MICA foi levar as crianças para visitar o abrigo da UIPA que mantém cães e gatos para adoção. O intuito da atividade foi despertar empatia, amor e respeito pelos animais e explicar as tristes consequências do abandono.

4

Recentemente foi observado que a ação com as crianças da comunidade do Sapo já está dando resultados. Um gatinho foi atropelado na região e um grupo de crianças que participou das ações do MICA recolheu o bichinho e acionou Marcelinho para que pudesse ser dado atendimento veterinário. A meninada ficou vigiando o gatinho e tentando dar-lhe conforto até a chegada do protetor. Após resgate, o gatinho foi medicado e levado para um lar temporário. Segundo Marcelinho, a intenção é levar as crianças que socorreram o gatinho para visitá-lo, assim que ele estiver recuperado. Essas são crianças que, provavelmente, se tornarão adultos mais éticos e responsáveis – pessoas interessadas em salvar vidas sejam quais forem.
Conheça outras iniciativas inspiradoras com crianças e dicas de livros e teatro nos capítulos anteriores dessa série:
– Sobre a ONG MICA que ensina amor e respeito aos animais por meio de oficinas e concursos de arte
– Palestra sobre proteção animal para crianças e jovens, e dicas de livros que estimulam o respeito pelos animais
– Sobre iniciativa de guarda responsável em escolas municipais e dica de livro que conta história de cãozinho de rua e livro de Paul McCartney
– Teatro infantil que aborda veganismo (e pode ser contratado por escolas) e gatinha comunitária de escola de Bauru (SP)

Você viu?

Ir para o topo