EnglishEspañolPortuguês

Prefeitura busca animais mortos nas casas para correto sepultamento

17 de maio de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A morte de animais é sempre um momento difícil para as famílias. Junto à dor provocada pela separação, vem sempre a dúvida sobre a destinação correta do corpo. Em Araçatuba, a Prefeitura mantém um serviço gratuito para apoiar no correto sepultamento, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA).
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) busca os gatos e cachorros nas residências e os leva para um lugar adequado. Tudo isso para que o enterro seja feito dentro das normas de segurança ambiental. Para atender toda área urbana, duas carrocinhas e um veículo pick-up estão disponíveis.
Atualmente, uma média de 35 animais é recolhida mensalmente. No entanto, a dirigente administrativa do CCZ, Edna Vargas da Silva, acredita que o número poderá ser bem maior, a partir do conhecimento sobre o serviço. “É um trabalho que realizamos sem custos aos beneficiados e que nem todos conhecem. Por isso, temos ainda muitas pessoas que jogam os restos mortais de seus bichinhos em terrenos baldios ou margens de estradas, ou ainda enterram de forma irregular, colocando a saúde da comunidade em risco”, destaca a profissional.
Os corpos dos animais recolhidos são colocados em valas sépticas preparadas pela equipe técnica do CCZ no aterro municipal. Esse cuidado é importante para que o local não se torne uma fonte de contaminação para pessoas ou outros animais. Muitos dos enterros clandestinos são feitos, perigosamente, próximos de fontes de água ou mesmo do lençol freático. O material em decomposição pode transmitir doenças aos seres humanos e aos animais que entrarem em contato com os restos mortais.
Para solicitar o recolhimento do animal, os munícipes devem procurar o CCZ pelo telefone (18) 3636.1180. As famílias podem ainda levar o corpo do cão ou do gato na sede do centro, que fica na rua Dr Luiz de Almeida, 145, no bairro Novo Paraíso. O serviço é realizado de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h e, aos sábados, até o meio-dia.
Fonte: Prefeitura Municipal de Araçatuba

Você viu?

Ir para o topo