EnglishEspañolPortuguês

OAB promove Seminário sobre Direito Animal no Rio de Janeiro

16 de maio de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Por CPDA OAB (em colaboração com a ANDA)

Foto: Divulgação/CPDA OAB
Foto: Divulgação/CPDA OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil da Seção do Estado do Rio de Janeiro (OAB/RJ) promoveu nesta quarta-feira (13/5), o seminário “A Bioética, o Direito dos Animais e sua utilização em pesquisas”, com a presença do pesquisador Róber Bachinski, primeiro brasileiro a receber o Lush Prize, prêmio dedicado à produção científica voltada para alternativas de testes com animais. Participaram também a Doutora em Biologia Evolutiva, Cynthia Schuck, Márcia Triunfol, Dra. do National Institute Eua, Franck Alarcon, Doutor em Bioética e Daniel Lourenço, Doutor em Novos Direitos.
Realizada em parceria pelas comissões de Bioética e Biodireito CBB) e de Proteção e Defesa dos Animais(CPDA), o evento abordou os aspectos éticos, jurídicos e científicos sobre o uso de animais em experimentos e para fins didáticos.
Na ocasião, também foi discutida a consulta pública aberta pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal, que tem como objetivo recolher sugestões para aprimorar o capítulo do “Guia brasileiro de produção e utilização de animais para atividades de ensino ou pesquisa científica sobre primatas mantidos em cativeiro.
É uma questão controvertida, que foi abordada no evento tanto pelo viés bioético, quanto pelo direito dos animais”, anuncia a vice-presidente da CBB, Fernanda Bianco, que participou da abertura juntamente com o presidente da CPDA, Reynaldo Velloso.
Para Reynaldo Velloso, presidente da CPDA, “estão querendo montar um guia da morte com carinho e estabelecer maneiras de explorar esses animais e sacrificá-los. É uma vergonha nacional que envolve dinheiro e pesquisas desnecessárias, e os Consultores da comissão comprovaram isso no evento”.
Na foto, da Dir. para a Esq: Róber Bachinski, Reynaldo Velloso, Cynthia Schuck e Márcia Triunfol.

Você viu?

Ir para o topo