EnglishEspañolPortuguês

No PA, tatu é resgatado por turistas no 'Encontro das Águas'

15 de maio de 2015
1 min. de leitura
A-
A+

Tatu-galinha é encontrado no rio por turistas (Foto: Weldon Luciano)
Tatu-galinha é encontrado no rio por turistas (Foto: Weldon Luciano)

Um tatu-galinha, adulto, foi encontrado no início da manhã de quarta-feira (13), por um casal de turistas durante um passeio no “Encontro das Águas” em Santarém, oeste do Pará.
Segundo o guia turístico, que levava o casal no passeio, o resgate aconteceu por volta de 8h30, quando a turista avistou o animal nadando no meio do rio. “Faço passeios na frente da cidade. Ele estava bem pertinho da lancha, no Encontro das Águas. Foi complicado para resgatá-lo porque ele tem muita força, pulava bastante, mas depois quietou”, relatou o guia turístico Cleomar Pereira.
Após conseguir colocá-lo dentro da lancha, o guia acionou os profissionais do zoológico da cidade. Segundo o médico veterinário que fez os primeiros atendimentos no animal, ele é macho, mede 78cm, pesa 4,5kg e está bem, apenas com um ferimento superficial. “Ele está bem, mas muito cansado.
Chegamos agora a pouco para realizar os procedimentos. Ele está em período de observação”, explicou o médico veterinário Jairo Moura.
Ainda de acordo com o médico, não é comum uma situação como essa, levando em consideração que o animal é de hábito noturno e vive dentro de tocas. ” Isso não é comum por ele ser um animal da terra, mas o que não impede que ele tenha contato com ambiente aquático. Ele pode ter caído de um barco ou ter caído de um barranco e levado pela correnteza”, concluiu.
O animal não está na lista de tatus em extinção.
Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo