EnglishEspañolPortuguês

Saiba dos riscos e traumas que um animal pode sofrer durante o parto

13 de maio de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Enquanto os humanos precisam de 37 semanas completas e 42 semanas incompletas para uma gestação, os animais precisam de muito menos tempo, em alguns casos. A gravidez de uma fêmea canina oscila entre 57 e 63 dias, e as gatas entre 58 e 65 dias. Égua 330 a 340 dias, ovelha 140 e 153 dias, porca 114 e 120 dias, vaca 280 a 290 dias.
Mas alguns animais podem sofrer durante a gestação e ter consequências após o parto. Em entrevista, o veterinário Luciano Frozza destaca algumas das consequências que podem ser constatadas.
Frozza explica que durante o período gestacional, há risco de morte embrionária precoce, abortos retidos, piometra (infecção do útero), hemometra, ruptura uteriana e torção uterina.
Foto: Ana Carolina Becker / Folha do Mate
Foto: Ana Carolina Becker / Folha do Mate

As complicações pós-parto, prolapso de útero, canibalismo e hipocalcemia, chamada também como de tetania puerperal ou eclampsia. ‘A eclampsia é mais comum nas raças de pequeno porte, e no início da lactação ou em gestações avançadas’, alerta. Os sinais, de acordo com Luciano, compreendem agitação, respiração ofegante, tremores, salivação, hipertemia, pressão alta. Frozza complementa: ‘Se não for tratada rapidamente pode causar convulsões e levar a morte.’ O tratamento consiste de infusão intravenosa de cálcio. Como prevenção da eclampsia se pode administrar cálcio oral dois dias antes do parto e durante toda a lactação, mas isso, segundo ele, nem sempre funciona.
Luciano alerta que corrimento vaginal sanguinolento ou purulento, ofegância, perda de apetite, abdômen distendido, dor abdominal, febre, são sintomas que algo não vai bem. ‘Nesses casos procure atendimento médico veterinário o mais breve possível. O ideal seria as fêmeas terem um acompanhamento antes, durante e após o parto’, afirma.
‘O momento do parto é composto de três estágios, que vai do início das contrações, ruptura do amnion (bolsa d”água ), expulsão dos fetos, até a involução do útero vazio. Como regra geral, dissemos que um parto pode durar até 12 horas, depois disso classificamos como distocia. Mas cada caso tem que ser avaliado individualmente, pois contrações improdutivas por 30 minutos já podem indicar uma obstrução. As causas mais comuns de complicações do parto são o mau posicionamento do filhote, tamanho fetal exagerado (comum em gestação de um filhote apenas), e ausência de contrações uterinas (por deficiência de cálcio, desequilíbrio endócrino ou hereditário)’, diz Luciano Frozza.
Fonte: Folha do Mate

Você viu?

Ir para o topo