EnglishEspañolPortuguês

Palestra em Petrolina (PE) aborda emissão de passaporte para animal doméstico

13 de maio de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Transportar animais domésticos, como os cães e os gatos, precisa de alguns cuidados. Um deles é a certificação da saúde do animal, com informações sanitárias e de vacinação. Para isso, será realizada na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em Petrolina, no Sertão pernambucano, uma palestra que aborda como requerer o passaporte de trânsito deste tipo de bichos.
A palestra será ministrada pelo médico veterinário do Ministério da Agricultura, Fred Souto, que é o responsável pela emissão do documento na unidade de Vigilância Agropecuária do Aeroporto Internacional de Recife, capital pernambucana. “As informações são voltadas não apenas para profissionais do ramo e estudantes de Medicina Veterinária, mas para todas as pessoas que têm um pet em casa”, afirmou o fiscal agropecuário.
O passaporte é um atendimento do Ministério da Agricultura exigido pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Nele contém todas as informações do bicho e do tutor. Apesar de ser um documento oficial, o passaporte de trânsito não é obrigatório dentro do Brasil, como é exigido em alguns países. “O passaporte facilita para uma pessoa que queira viajar, pois, sem o passaporte ela precisa levar uma documentação maior sobre o animal. Já o passaporte é um documento único”, explicou.
Para solicitar o passaporte de trânsito de animal doméstico é preciso de alguns documentos como comprovante de residência, atestado de vacinas e documentação do tutor, por exemplo. “Para cada animal e cada idade é uma exigência de determinados documentos”, disse Fred.
As inscrições para a palestra são gratuitas e devem ser realizadas até às 18h desta quarta-feira (13), que é quando inicia a capacitação. Os interessados devem ir até o Departamento de Inspeção de Leite que fica na biblioteca da Univasf em Petrolina. A palestra acontecerá no auditório do Campus Sede, ao lado da Reitoria.
Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo