EnglishEspañolPortuguês

Caminhão com 800 leitões tomba na Espanha, e apenas 16 são salvos

13 de maio de 2015
4 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Foto: PETA
Foto: PETA

Um caminhão que transportava 800 leitões para uma fazenda na Espanha tombou recentemente, e o mais inimaginável terror se seguiu, como sempre acontece nesses casos.
Cerca de 450 leitões morreram com o impacto, e centenas foram deixados feridos, presos nas ferragens e gritando por socorro. Após sofrerem por horas no local, um veterinário finalmente apareceu e decidiu, dentre eles, quais estariam “aptos” para ir para a fazenda pecuarista e quais deveriam ser mortos ali mesmo. Movendo-se de um animal ao próximo, decidindo os seus destinos em um instante, o veterinário usou uma pistola de dardo para assassinar qualquer um que estivesse machucado e necessitando de tratamento médico. As informações são da Care2.
Onde vemos vítimas, outros vêem refeições gratuitas
Quando os moradores da região ouviram sobre o acidente, eles correram para o local. Vendo as vítimas indefesas como uma refeição grátis, eles começaram a amontoar tantos leitões quanto podiam em seus carros e escondê-los em seus quintais, em uma cena que mostrou o lado mais sombrio da humanidade. Havia uma total disparidade entre aqueles ladrões de corpos e o pequeno time de ativistas de direitos animais que ficaram sabendo do horrível acidente e foram tentar salvar alguns dos leitões que ainda estavam lutando por suas vidas.
Leitões ainda vivos sendo roubados e postos em porta-malas por pessoas que passavam pelo local do acidente. Foto: Care2
Leitões ainda vivos sendo roubados e postos em porta-malas por pessoas que passavam pelo local do acidente. Foto: Care2

Dos 800 animais que estavam dentro do caminhão, somente 16 foram salvos. Aproximadamente 100 foram recapturados para serem colocados em outro caminhão e serem levados à fazenda de engorda, pois foram considerados suficientemente “saudáveis”, e os demais 684 morreram na hora do tombamento ou foram mortos no local.
Para onde estavam sendo levados?
Esses leitões tinham apenas dez semanas de idade e nasceram em uma empresa de reprodução, onde passaram todo o curto tempo de vida até então confinados em minúsculas baias desprovidas de luz do sol e tendo-lhes negado o exercício de todos os seus instintos naturais. De lá, foram empilhados em caminhões como se fossem objetos e transportados para fazendas pecuaristas onde passariam o resto de seu pouco tempo sendo superalimentados e explorados até finalmente serem mortos para consumo humano, aos seis meses de idade.
Porcos são animais altamente inteligentes que amam tomar sol, banhos de lama, receber carinhos na barriga, rolar na terra, e formam laços estreitos de afeto entre eles. Nenhum animal deveria passar pelas traumáticas e terríveis experiências às quais nós os sujeitamos de modo a podermos consumir os seus cadáveres.

Os 16 leitões que foram resgatados da horrível provação estão agora aproveitando uma vida de liberdade em diferentes santuários da Espanha, sendo que dois deles estão no Mino Valley Farm Sanctuary. Howes e Flynn instalaram-se nos arredores da floresta e têm desfrutado pisar na vegetação rasteira, sentir o sol em suas costas, e nadar na piscina.
Lewis e Howes, dois dos 16 leitões salvos no acidente, em santuário na Espanha. Foto: Care2
Lewis e Howes, dois dos 16 leitões salvos no acidente, em santuário na Espanha. Foto: Care2
As suas vidas estavam destinadas a durar apenas seis meses, pois nasceram em uma indústria que cria animais para serem mortos e comidos enquanto são ainda bebês, mas o seu destino mudou quando o caminhão tombou a caminho da fazenda. Segundo a reportagem, vê-los correndo pelo santuário e explorando o mundo com tanto fascínio em seus olhos realmente lembra o quão triste é saber que bilhões de outros animais como Howes e Flynn percorrem o caminho da morte para consumo humano a cada ano, a maioria sem sequer ter tido a experiência de satisfazer suas necessidades básicas e desejos naturais, e sem terem sido reconhecidos como as criaturas sencientes, belas e inteligentes que de fato são.

Nota da Redação: Esse relato apenas ilustra o que acontece em diversos acidentes semelhantes que ocorrem a todo momento, no mundo todo, com animais sendo transportados em caminhões como mercadorias, a caminho de fazendas de engorda e matadouros, embora poucos desses acidentes sejam divulgados pela mídia. Mudam a espécie animal, o local, o número de animais transportados e o número de vítimas, mas a aberração da situação é sempre a mesma – e mais uma que parece continuar passando desapercebida aos olhos dos que se alimentam de animais e derivados.

Você viu?

Ir para o topo