Faltam veterinários na Diretoria de Bem-estar Animal


Foto: Petra Mafalda
Foto: Petra Mafalda

O assunto já foi denunciado na Câmara de Vereadores e está circulando nas redes sociais:

A Diretoria de Bem-Estar Animal, órgão criado em 2005 e que até 2012 foi referência nacional pelo controle populacional ético e efetivo realizado junto às comunidades carentes do município de Florianópolis, passa por uma grave crise. Por ocasião da posse da nova diretoria, há quase 2 meses, foi constatado que os 5 veterinários com formação em clínica e cirurgia de pequenos animais, concursados para o órgão e lotados no órgão, foram relocados para outros setores pela antiga direção, deixando o órgão inoperante.

Atualmente o Bem-Estar Animal – DIBEA – possui apenas um veterinário contratado com carga horária de apenas 6 horas diárias para atender uma grande demanda reprimida, enquanto isso, o Centro de Controle de Zoonoses, acumula 8 veterinários, incluindo os que foram concursados para o Bem-Estar Animal.

A paralisação das cirurgias de esterilização e a progressão geométrica da reprodução de cães e gatos neutralizará em muito pouco tempo a quase total erradicação dos animais abandonados que são um grande problema de saúde pública. A fila de espera para a esterilização dos animais inscritos é de 5 anos!

O que o prefeito Cesar Souza Junior e o secretário municipal de saúde, Daniel Moutinho, tem a dizer sobre isso? Quem vai levar para casa as ninhadas de cães e gatos que são abandonados nas casas dos protetores? Quem vai responder por este desserviço à cidade de Florianópolis?

Fonte: Visor


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

HOLOCAUSTO

INSPIRAÇÃO

CONSCIENTIZAÇÃO

CONSCIENTIZAÇÃO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>