EnglishEspañolPortuguês

Nova avenida ao lado de Parque Estadual gera polêmica em Manaus (AM)

7 de maio de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Foto: Whaldener Endo/ FLICKR
Foto: Whaldener Endo/ FLICKR

Um grupo de moradores de Manaus (AM) está insatisfeito com as obras que devem originar uma nova via na cidade. A construção da Avenida das Flores começou há três anos e tem como objetivo melhorar o transporte da população e o sistema viário porque vai ligar as zonas leste e norte. O grupo, portanto, não é contrário à obra, mas à forma como ela tem sido feita. A nova avenida, no bairro Cidade Nova, vai passar ao lado do Parque Estadual Sumaúma – única Unidade de Conservação Estadual do município de Manaus e residência de várias espécies de animais.
Quando o governo do estado aprovou o parque, em 2003, considerou-se uma vitória dos moradores locais que haviam se mobilizado pela proteção da área verde. Na época, eles temiam que o terreno fosse invadido e virasse local de moradias irregulares. “Nosso objetivo era dar um uso social para aquela área. Hoje, as escolas da região levam os alunos ao parque para ensinar educação ambiental. Foi a prova que conseguimos aproveitar a área”, diz Augusto Leite, gestor ambiental.
Leite é o presidente do Instituto Sumaúma, que visa proteger e valorizar o parque estadual. Ele afirma que as principais preocupações impostas pela obra da avenida são em relação às nascentes e à fauna que sofrerá impactos com a perda de árvores e, no futuro, o ruído dos carros. Entre os animais que habitam o parque está o sauím-de-coleira. Esse macaco, que pesa menos de meio quilo, vive apenas em Manaus e nas cidades vizinhas. O crescimento urbano diminui seu habitat e fez com que o sauím-de-coleira entrasse na lista das espécies ameaçadas de extinção.
Fonte: Época

Você viu?

Ir para o topo